Brasileira cria hub digital para reunir empreendedores na Europa

Uma iniciativa que visa conectar empreendedores brasileiros que moram na Europa e formar uma grande rede colaborativa está sendo lançada na Irlanda. Criado pela brasileira Fernanda Hermanson, o Unleashe Digital Hub é um espaço de trabalho compartilhado, semelhante a um coworking tradicional, mas totalmente virtual.

Na fase de pré-lançamento, a empresa está oferecendo 20 vagas gratuitas para empreendedores brasileiros com negócios sediados em qualquer país da Europa participarem do programa. As empresas escolhidas poderão participar do grupo sem nenhum custo por um período de oito semanas. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira (21).

Natural do Mato Grosso do Sul, Fernanda mora na Irlanda desde 2015 e atua em projetos de empreendedorismo há quase dez anos. A ideia de criar o hub digital surgiu da própria vivência da brasileira com os desafios e obstáculos de empreender no exterior. Entre os principais pontos estão a falta de conhecimento do mercado e das legislações locais, além das barreiras culturais e do idioma.

De acordo com Fernanda, os principais objetivos do negócio são auxiliar na criação de uma educação empreendedora, além de facilitar o desenvolvimento de uma rede colaborativa: “Precisa-se de uma aldeia para criar um negócio e a ideia é criar esse ecossistema para que um empreendedor consiga se encontrar aqui [no exterior]”, avalia a empresária.

O nome Unleashe tem como base a palavra unleash, em inglês, que significa livrar-se de restrições para permitir ou fazer (algo muito poderoso) acontecer de repente, associada aos pronomes she (ela, em inglês) e he (ele, em inglês). Para Fernanda, o significado está em “liberar os empreendedores de qualquer dificuldade, obstáculo, falta de informação que tenham, para que possam alcançar o seu potencial máximo”, destaca a brasileira.

O espaço, totalmente online, possui locais delimitados para os escritórios, com mesas de trabalho, salas de reuniões, além de áreas para atividades em grupo e descontração. Para se comunicar com outros empreendedores, basta se aproximar do avatar e iniciar uma conversa, que pode ser por chat ou vídeo.

A partir de junho deste ano, a empresa vai abrir vagas para a adesão de novos membros. A expectativa da empresária é reunir 100 negócios até o final do ano.

Compartilhar