Após renúncia, Irlanda escolhe novo primeiro-ministro


A Irlanda escolheu, nesta terça-feira (9), o novo primeiro-ministro do país, após o então líder do governo, Leo Varadkar, renunciar ao cargo. Com o apoio do Dáil Éireann (Câmara Baixa do Parlamento irlandês), o deputado Simon Harris foi nominado ao posto de Taoiseach no início da tarde de hoje (9). O membro do partido Fine Gael é o chefe de governo mais novo a ocupar o cargo na história da Irlanda.

Após a indicação, como parte do rito irlandês, o nome de Simon foi apresentado ao Presidente da Irlanda, Michael Higgins, para ratificação. O Taoiseach eleito se deslocou para o Áras an Uachtaráin, a residência oficial do presidente, para receber o Selo de Gabinete (Seal of Office). O ato simboliza a transferência formal do poder e a aceitação oficial do nome indicado pelo Dáil como líder do governo.

Por meio das redes sociais, Harris celebrou a eleição ao novo cargo e disse que irá governar para todos: “Nossa história política foi definida pela nossa busca pela liberdade. Liberdade do país, liberdade de consciência, a liberdade de alcançar a liberdade. Hoje, no século 21, nosso destino é construir sobre essas conquistas e proporcionar esperança, oportunidade e um futuro melhor para todos”, declarou o novo Taoiseach.

O resultado da votação que escolheu o novo primeiro-ministro irlandês também foi celebrado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: “Minhas mais calorosas felicitações a Simon Harris por ser eleito Taoiseach da Irlanda hoje. Trabalharemos lado a lado para entregar resultados para o povo da Irlanda e para a Europa como um todo. Ansioso para encontrá-lo em Bruxelas na quinta-feira.”

Formação do Governo

Após a visita à residência presidencial, o novo primeiro-ministro se concentrou na formação do governo. A maior parte dos ministérios foi mantida; no entanto, Harris alterou duas pastas estratégicas para o novo governo. Peter Burke passa a ser o novo Ministro da Empresa, Comércio e Emprego, e Patrick O’Donovan vai liderar o Ministério da Educação Superior e Técnica, Pesquisa, Inovação e Ciência.

Sucessão

Simon Harris, que serviu como ministro da Saúde da Irlanda de 2016 a 2020, ministro da Educação Superior e Técnica, Pesquisa, Inovação e Ciência de 2020 a 2022 e como Ministro da Justiça de 2022 a 2023, sucede o colega de partido Leo Varadkar. O até então primeiro-ministro entregou oficialmente o pedido de renúncia do cargo nesse domingo (8) ao presidente Higgins. Caso consiga manter a maioria no governo, Harris deve liderar o país até as próximas eleições gerais da Irlanda, previstas para ocorrerem no dia 25 de março do próximo ano.

Compartilhar