17 mil vagas gratuitas para Ensino Superior são anunciadas na Irlanda

Por Daiane Vivatti, de Dublin

As pessoas que residem na Irlanda e desejam qualificação terão acesso a 17 mil novas vagas gratuitas/subsidiadas para Ensino Superior a partir deste ano. Serão 11.074 vagas em 332 instituições na plataforma Springboard e 5.891 vagas em 93 cursos no projeto ‘Human Capital Initiative’ (HCI). O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (17).

De acordo com o Governo, 13 mil vagas estarão disponíveis ainda em 2020 e outras 4 mil posições vão entrar em operação durante os próximos dois anos. Devido à pandemia de Covid-19, foram implementadas 2.129 vagas a mais do que estava previsto inicialmente. O investimento extra é de €10 milhões de euros.

Leia mais
– Covid-19: número de passageiros cai 57% em aeroportos da Irlanda
– Ingresso Vital na Espanha: saiba quais brasileiros têm direito a novo benefício de até € 1.015

Os cursos serão disponibilizados em diversas áreas, principalmente voltadas à tecnologia e incluem inteligência artifical, energia sustentável e segurança cibernética. As inscrições estarão abertas a partir do dia 25 de junho, conforme mensagem disponível no site spingboardcourses.ie, e os critérios de eligibilidade para o programa estão pendentes de atualização.

Nos anos anteriores, para poder se inscrever era necessário cumprir com requerimentos específicos, como por exemplo de residência, se a pessoa possuía emprego fixo, precisava ter residido na União Europeia em pelo menos três dos últimos cinco anos, podendo ser portadora de passaporte europeu ou Stamp 4.

Saiba mais sobre o programa Springboard

O programa oferece cursos gratuitos, incluindo nível superior e mestrado, em áreas com maior oferta de emprego na Irlanda. O Springboard é co-financiado pelo Governo da Irlanda e pelo Fundo Social Europeu como parte do programa do FSE para a empregabilidade.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.