França anuncia novo auxílio desemprego de 500 euros para jovens


A partir de março de 2022 jovens com menos de 26 anos, na França, poderão receber um novo auxílio do governo, no valor de até 500 euros. O novo programa é chamado de “Contrato de Compromisso da Juventude.” O anúncio foi realizado nesta terça-feira (2) pelo presidente Emmanuel Macron e pelo primeiro-ministro Jean Castex.

“[O desemprego] continua muito alto e não deduzo o fato de que várias centenas de milhares de vocês estão desempregados, muitas vezes sem recursos, há muito tempo. Sem perspectivas”, declarou o presidente no lançamento do programa.

De acordo com Macron, poderão se inscrever os jovens que estão sem “treinamento ou emprego por vários meses”. Em troca do valor, os participantes irão participar de atividades durante 15 a 20 horas por semana. As ações envolvem “descobrir um ofício, treinar, encontrar um aprendizado ou um emprego”.

Segundo comunicado oficial do governo, a medida deve beneficiar 400 mil pessoas. Conforme o primeiro-ministro Jean Castex, os jovens foram os mais impactados pela crise provocada pela pandemia de Covid-19: “A juventude não deve ser a principal vítima desta crise histórica”, ressaltou Castex.

O primeiro-ministro destacou, em discurso de lançamento, que apesar de existirem oportunidades de emprego com a recuperação econômica do país, cerca de 500 mil jovens “estão permanentemente desempregados” e distantes das oportunidades.

Para Jean Castex, a recuperação precisa beneficiar todos: “Em um momento em que a economia está começando de novo, quando a recuperação é forte, temos o dever imperativo de cuidar dos jovens em dificuldade de emprego para fortalecer e adaptar os dispositivos destinados a eles”, sustentou o líder francês.

Ainda não foram divulgados detalhes de como será a inscrição para receber o novo benefício. A iniciativa vai começar a ser implementada em janeiro, com início dos pagamentos a partir do mês de março.

Compartilhar