
Madri, Espanha.
A partir da próxima semana, a Comunidade de Madri inicia a vacinação de estudantes universitários contra a Covid-19, em 13 campi públicos e privados, sem necessidade de marcação prévia. Dezoito equipes móveis da Cruz Vermelha vão imunizar os jovens nas Universidades de Alcalá, Alfonso X el Sabio, Nebrija, Autônoma, Camilo José Cela, Carlos III, CEU San Pablo, Complutense, Europea, Francisco de Vitória, Politécnica, Pontifícia Comillas e Rey Juan Carlos.
A meta da presidente Isabel Díaz Ayuso é vacinar a todos os estudantes, residentes ou não na Comunidade de Madri, que ainda não receberam nenhuma dose contra a Covid-19. Atualmente, segundo dados oficiais, há mais de 300 mil alunos matriculados nas universidades madrilenhas.
Números de vacinação
Até esta sexta-feira (10), 72,4% dos adolescentes entre 12 e 19 anos, em Madri, já receberam pelo menos uma dose da vacina; bem como 74,7% dos jovens, entre 20 e 29 anos. Na Espanha, este percentual sobe para 77,8% e 75,4%, respectivamente.
Ao todo, até sexta-feira (10), já foram vacinadas na Espanha, 73,6% da população em geral. E 78,1% já recebeu, pelo menos, uma dose de um dos imunizantes contra a Covid-19.
Campanha para incentivar a imunização
Para sensibilizar e estimular a população a vacinar-se contra a Covid-19, o Ministério da Saúde lançou uma nova campanha online e offline, com peças publicitárias na internet, em rádio e TV, nas universidades e nos meios de transporte. A pasta quer acelerar a estratégia de imunização, que diminuiu o número de aplicações em função das férias de verão.
Em Madri, doses são aplicadas 24 horas
Em Madri, a vacinação contra a Covid-19 segue sendo realizada em 12 locais preparados para a imunização contra a doença. Qualquer pessoa acima dos 12 anos pode aplicar a vacina, agora sem necessidade de agendamento prévio, tanto para primeira como para segunda dose. Mas os que preferirem agendar a aplicação, terão prioridade no atendimento, informa a Comunidade de Madri.
O Hospital Enfermera Isabel Zendal e o espaço Wizink Center estão vacinando a população, 24 horas por dia. Oito pontos centralizados de Atenção Primária estão aplicando as doses de segunda a sexta-feira. Já o Estádio Wanda Metropolitano recebe o público de segunda a domingo e o Colégio de Médicos de Madri, de segunda-feira à sábado.
Para poder ser vacinado, sem agendamento prévio, é necessário apresentar um documento de identidade (DNI/NIE ou cartão de saúde). No caso de não disponer de nenhum deles, há um procedimento acordado com o Ministério da Saúde que permite gerar um número específico de identificação, no local de vacinação, para integrar a pessoa ao registro nacional de vacinação.
Os cidadãos que pretendem receber a segunda dose de Pfizer, Moderna ou AstraZeneca devem cumprir, primeiramente, o prazo estipulado na ficha técnica e apresentar o comprovante de aplicação da primeira dose.