Madri promove primeira edição do Festival Internacional de Luz

A obra do artista Miguel Chevalier denominada “Alfombras mágicas” também fará parte do festival. Foto: LuzMadrid

Nos próximos dias 29, 30 e 31 de outubro, as fachadas mais emblemáticas da capital espanhola serão todas iluminadas, das 20h às 24h.  A iniciativa faz parte da primeira edição do Festival Internacional de Luz de Madri (Luz Madri), que surge para celebrar o reconhecimento do trajeto entre o Paseo del Prado e o Parque de El Retiro como Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco.

Segundo a prefeitura municipal, mais de 20 edifícios e praças da cidade iluminados vão proporcionar ao público experiências de imersão, inteligência artificial e instalações de videoartistas, designers e criadores nacionais e internacionais que prometem surpreender espectadores de todas as idades. Reconhecidos criadores espanhóis e artistas da França, Canadá, Finlândia e Australia participarão do Festival de Luz, como Juanjo Llorens, Javier Riera, Antoni Arola, Spy, Maxi Gilbert, Sandinson, Chevalier, Amanda Parer, Javier de Juan e os coletivos Colectif Coin e Luzinterruptus.  

A experiência será inédita e gratuita, além de poder ser desfrutada pelo público sem roteiro prévio. Entre os locais que serão iluminados estão Puerta de Alcalá, Parque de El Retiro, Paseo del Prado, Casa de América, Palácio de Cibeles, Edifício Metrópolis, Real Academia de Bellas Artes, Puerta del Sol, Plaza Mayor, Plaza de La Villa, Conde Duque, Palácio Real e outros.

Na Plaza Mayior, por exemplo, o coletivo de artistas Luzinterruptus pretende apresentar um espaço de livre expressão cidadã intitulada “A vida contínua entre lençóis brancos”. Um muro coberto por milhares de cadernos de folhas feitas de luz ficarão à disposição dos visitantes, que poderão transmitir seus sentimentos, medos, alegrias e reflexões. Os cadernos formarão uma colagem, uma grande massa branca, iluminada e acompanhada pelo som das folhas em movimento.

Segundo a Prefeitura de Madri, a capital passa a integrar, com o Luz Madri, a rede de festivais internacionais organizados pela LUCI Association (Lighting Urban Community International), que promove o uso da iluminação como instrumento de desenvolvimento social, cultural, econômico e ambiental sustentável. Através do jogo de luzes projetado em monumentos, edifícios, espaços verdes e outros lugares urbanos, a luz artificial e sustentável aparece como um recurso criativo e inspirador.

Compartilhar