
Madri, Espanha.
Depois de um ano e meio sem ver a bola rolar no campo, o Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, voltará a receber jogadores e torcedores no próximo domingo, dia 12 de setembro, agora em um espaço remodelado. A partida do Real Madrid será contra o Celta de Vigo, às 21 horas. Segundo declarou o presidente Florentino Pérez, “o dia primeiro de março de 2020 foi a última vez que estivemos juntos no Bernabéu e é emocionante dizer que o futebol regressa agora ao estádio, depois de momentos tão duros”.
Junto com uma nova fachada e teto retrátil, o elemento mais marcante do novo Estádio Santiago Bernabéu será a instalação de um placar de vídeo em 360 graus, que vai possibilitar todos os serviços digitais ao espetáculo esportivo e atividades associadas. Para o presidente Florentino, “será um estádio com o máximo conforto e onde os sócios e torcedores viverão sensações e experiências inesquecíveis, incorporando tecnologias de última geração”.
O novo estádio tem um desenho vanguardista e foi todo construído em curvas, a fim de projetar volume à obra. Uma cobertura fixa, que poderá ser aberta em 15 minutos, foi instalada para proteger todos os espaços da chuva, incluindo o gramado, proporcionando mais conforto para os torcedores e jogadores de futebol. Além disso, o moderno campo retrátil, que pode ser retirado ao final de cada partida, vai possibilitar ao estádio receber outros eventos culturais, durante todo o ano.
Segundo o Real Madrid, a composição completa da cobertura é um compromisso com a sustentabilidade ambiental, porque reduz a poluição acústica e luminosa para o exterior. Já o material translúcido utilizado na construção, vai oferecer maior luminosidade aos espaços internos e reduzir o consumo de energias artificiais.
A reforma do estádio também prevê a construção de uma nova arquibancada na zona leste com capacidade para mais de três mil espectadores, que será utilizado no remanejamento do público de outras áreas do Bernabéu, oferecendo novos acessos e poltronas. Além disso, será construída uma praça, na entrada do estádio, para acolher um número maior de pessoas em dias de jogo e realizar outros eventos culturais para os moradores da capital espanhola. Para ampliar as instalações, foi necessário demolir uma parte do centro comercial que havia ao lado do estádio.
Segundo informou o Real Madrid, em página oficial, um dos principais objetivos do clube é melhorar a acessibilidade do público com entradas novas e mais confortáveis, eliminando barreiras arquitetônicas, incorporando novas comunicações mecanizadas e aumentando as vagas para pessoas com deficiência. Por isso, um novo anel logístico está sendo criado dentro do estádio, com operações subterrâneas de carga e descarga e construção de um novo túnel automotivo para aumentar a versatilidade e o número de eventos.
O Real Madrid, atual vice-campeão espanhol, é um dos clubes com mais seguidores nas redes sociais do mundo (251,5 milhões), segundo o último informe Football Money League 2021, publicado pela consultoria Deloitte.
Como será o acesso ao Estádio neste domingo (12)
Nesta sexta-feira (10), os esforços estão concentrados em deixar o estádio pronto para o jogo deste domingo (12), que receberá apenas 60% da capacidade total do público, que hoje é de 81.044 torcedores, em função das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
O gramado retrátil está sendo conferido nesta sexta-feira (20) e será coberto com a lona amanhã (11). A prioridade da administração agora é a adequação do acesso, limpeza e funcionamento geral do estádio. Também os vestiários já estão operacionais e serão lacrados para evitar infecções por COVID-19, de acordo com os regulamentos da La Liga.
Os acessos ao Santiago Bernabéu, embora tenham sido limitados pelo fechamento temporário de algumas portas, estão garantidos com todas as medidas de segurança e velocidade de evacuação que exige a disputa de um jogo com milhares de pessoas em trânsito. Novos acessos serão habilitados através do portão 50.
Para que os espectadores possam se acomodar rapidamente em suas poltronas, o clube vai implantar um esquema especial de atendimento para direcioná-los corretamente aos portões de entrada.
Apesar de tantas mudanças previstas, nem todas estarão concluídas até domingo (12), mas o público já poderá visualizar algumas. Entre elas, a adaptação das novas torres (construídas para a saída do público) com escadas rolantes, elevadores, elementos de proteção, sinalização, etc., que entrarão em funcionamento no dia do jogo, mesmo sem terem sido completamente terminadas.