Espanha libera eventos esportivos com capacidade máxima de torcedores

A mudança foi permitida graças aos números positivos da Covid-19. Foto: Canva

A partir de primeiro de outubro, os torcedores de futebol, basquete e outras modalidades esportivas já poderão assistir as partidas ocupando 100% da capacidade máxima dos estádios em locais abertos e 80% em locais fechados. A nova medida foi aprovada pelo Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde na manhã desta quarta-feira (29), no qual fazem parte o Ministério da Saúde e representantes das comunidades autônomas da Espanha.

O acordo terá validade de primeiro a 31 de outubro, quando será feita uma nova avaliação da situação epidemiológica do país. Se a situação permanecer favorável, a medida adotada para o início das competições esportivas da Liga Nacional de Futebol Profissional (La Liga, na Espanha), da Liga da Associação de Clubes de Basquete (ACB, na Espanha), assim como de outros eventos esportivos, será renovada. Os sócios e o público local terão prioridade na entrada. A garantia foi dada esta manhã pela ministra da Saúde, Carolina Darias.

Apesar da liberação do espaço físico para torcedores, permanecem as medidas de proteção contra a Covid-19. Segue sendo obrigatório o uso de máscara e o cumprimento das demais medidas sanitárias. Assim, não será permitido que compareçam aos eventos esportivos as pessoas que apresentarem sintomas compatíveis com Covid-19, bem como aquelas que estiverem isoladas ou em período de quarentena por contato próximo com um caso positivo da doença.

Proibido consumo de comidas e bebidas

De uma maneira geral, não será permitida a venda ou o consumo de alimentos e bebidas durante as partidas. Nem mesmo fumar, tanto em ambientes internos quanto externos.

O acordo recomenda ainda manter a ventilação natural de forma permanente nos ambientes internos. Se não for possível, os locais utilizarão ventilação artificial para que haja renovação constante do ar.

Antes de cada evento, serão comunicados os detalhes de acesso, horários, medidas de segurança sanitária e condições de admissão, a fim de evitar novos contágios e seguir com o protocolo contra a Covid-19. Serão também fixados horários específicos para a entrada escalonada do público por zonas e setores, começando pelos que estão mais longe da saída, a fim de evitar aglomerações.  

Incidência de casos de Covid-19

A concordância de todos para ampliar a capacidade de público nos grandes eventos esportivos na Espanha foi possível graças aos números positivos da Covid-19 no país. Com uma incidência acumulada de 62 casos positivos por cada 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, e 76,9% da população imunizada com as duas doses da vacina contra a doença, muitas comunidades autônomas já começam a aliviar as restrições.

Compartilhar