Espanha anuncia bônus cultural de 400 euros para jovens

O objetivo é estimular a cultura e ajudar um dos setores mais castigados pela pandemia. Foto: Unsplash/Kevin Brito

A partir de 2022, todo jovem espanhol ao completar 18 anos de idade terá direito a um bônus de 400 euros para consumir em atividades ou itens culturais. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) pelo presidente do Governo, Pedro Sánchez, na data em que se comemora o Dia do Cinema Espanhol.

A proposta está incluída no Orçamento Geral da União, que será aprovado nesta quinta-feira (7) pelo governo em reunião extraordinária do Conselho de Ministros. Depois, inicia a tramitação no Congresso e Senado espanhol.

De acordo com o governo, os beneficiados poderão gastar o ”bônus cultural jovem”, como é chamado pelas autoridades, no consumo de qualquer atividade artística ou cênica, como teatro, cinema, dança ou música. O valor também poderá ser aplicado na compra de livros ou outros itens culturais, incluindo jogos em vídeo.

Para Pedro Sánchez, a medida pretende incentivar a emancipação dos jovens espanhóis e ajudar um dos setores mais castigados pela pandemia do coronavírus: “O que queremos é continuar protegendo os jovens, dar-lhes mais ajuda justamente para a emancipação e para que juntos possamos ajudar a uma indústria tão importante como é a cultural em nosso país e também aproximar ainda mais os jovens à cultura ”, disse o presidente. 

O ministro da Cultura, Miquel Iceta, não comentou se o bônus cultural jovem incluirá também as corridas de touros, que são populares na Espanha. Em publicação no Twitter, o governista apenas se limitou a dizer que os beneficiados serão os jovens que cumprirem 18 anos durante o ano de 2022 e que o valor poderá ser aplicado em atividades e produtos culturais, tanto públicas como privadas. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, 470.699 espanhóis irão completar 18 anos em 2020.

Compartilhar