Covid-19: União Europeia atinge 55% dos adultos completamente vacinados

A Comissão Europeia confirmou, nesta quinta-feira (22), em Bruxelas, que 200 milhões de europeus já estão completamente vacinados contra a Covid-19. Isso significa que 55% dos residentes da União Europeia (UE), composta por 27 países, já receberam as duas doses das vacinas ou uma única dose do imunizante da Johnson & Johnson. 

A UE estabeleceu a meta de vacinar, ao menos, 70% da população adulta com as duas doses até o final do verão, em setembro. Em 10 de julho, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a União Europeia tinha doses suficientes para atingir o objetivo definido pela comissão em abril deste ano.

A prioridade agora, no entanto, é concluir a imunização da população idosa e controlar as mutações do vírus nos países da Europa: ‘’Estamos entre as partes do mundo que mais vacinaram. Mas é importante que esse avanço se distribua de forma mais equilibrada, para que não haja ‘ilhas’ onde o vírus possa se propagar e sofrer mutação’’, explicou Dana Spinant, porta-voz da Comissão Europeia. 

Embora o bloco europeu tenha concluído a imunização de mais da metade da população adulta, existe grande disparidade entre os Estados-Membros no que diz respeito à aplicação das vacinas. Malta, por exemplo, já vacinou completamente mais de 80% dos cidadãos, enquanto, na Bulgária, menos de 20% dos habitantes receberam ainda a primeira dose.

O Conselho Europeu ainda anunciou, na tarde de hoje, que vai fazer a doação de mais de 200 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para países de média e baixa renda antes do final do ano. A iniciativa faz parte dos esforços da União Europeia no combate global à pandemia: ‘’Tomamos a responsabilidade de ajudar o mundo a combater o vírus, em todos os lugares. Vacinação é a chave – por isso, é essencial garantir o acesso às vacinas contra a Covid-19 para todos os países do mundo’’, declarou Ursula van der Leyen.

De acordo com os dados divulgados pela Comissão, 518,8 milhões de vacinas foram entregues aos países do bloco. Destas, 436,6 já foram administradas. Atualmente, 68,4% da população adulta da UE foi vacinada, ao menos, com a primeira dose.

Compartilhar

1 Comment

Não é possível deixar seu comentário no momento.