
Dublin, Irlanda.
A Ucrânia venceu o festival de música Eurovision 2022 em uma noite marcada pela diversidade cultural, mistura de ritmos e a animação da plateia. Com a música Stefania, o grupo ucraniano de rap Kalush, formado em 2019, ganhou a preferência dos telespectadores. Cantores de 25 países competiram na final, realizada na noite deste sábado (14) em Turim, na Itália.
O representante do Reino Unido, Sam Ryder, que concorreu com a música Space Man, recebeu o maior número de pontos dos jurados profissionais, mas terminou como segundo colocado após os votos de quem participou de casa serem contabilizados. O top cinco também foi formado pela Espanha, Suécia e Sérvia.
Com a vitória, a Ucrânia conquistou o título pela terceira vez na história. O país venceu o concurso em 2004, um ano após começar a participar do festival, e em 2016. Em 15 participações, os ucranianos sempre foram classificados para a grande final.
O país que mais venceu a competição é a Irlanda, com 7 conquistas, mas, neste ano, esteve fora da grande final. A lista é seguida pela Suécia, que venceu o concurso 6 vezes, enquanto Luxemburgo, França, Holanda e Reino Unido conquistaram o título 5 vezes.
No total, 40 países participaram Eurovision 2022, após a Russia ser banida da competição devido à invasão na Ucrânia. Neste ano, a competição foi apresentada pela cantora Laura Pausini, junto com Mika e Alessandro Cattelan. Em uma interpretação à capela, Laura cantou a música Nel Blu Di Pinto Di Blu, de Domenico Mudugno. A canção italiana, também conhecida como Volare, foi interpretada na edição de 1958 e é a mais regravada da história da Eurovision.
Inspirada no festival italiano de música de San Remo, a Eurovision foi criada em 1956 e, inicialmente, somente sete países europeus participavam. A competição é organizada pela União Europeia de Radiofusão (EBU, em inglês) e, atualmente, todos os países que possuem empresas de mídia associadas à organização podem participar.
A França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido sempre estão com participação garantida na final, além da nação anfitriã, por serem os que mais pagam para manter o concurso. O sistema de votação é dividido entre jurados profissionais de cada nação e também o público em geral. Os telespectadores dos países das Emissoras Participantes, que representam 50% da nota final dos cantores, podem votar em suas músicas favoritas com uma ressalva: não podem eleger a canção que representa o próprio país.
Grandes nomes da música já participaram do evento e, entre os principais vencedores, está a banda sueca ABBA, em 1974, com a canção Waterloo. A canadense Céline Dion também venceu o concurso em 1988, pela Suíça.
Veja a classificação final da Eurovision 2022
- 🇺🇦 Ukraine: Kalush Orchestra – Stefania (631 points)
- 🇬🇧United Kingdom: Sam Ryder –Spaceman (466 points)
- 🇪🇸 Spain: Chanel – SloMo (459 points)
- 🇸🇪 Sweden: Cornelia Jakobs – Hold Me Closer (438 points)
- 🇷🇸 Serbia: Konstrakta – In Corpore Sano (312 points)
- 🇮🇹 Italy: Mahmood & BLANCO – Brividi (268 points)
- 🇲🇩 Moldova: Zdob și Zdub & Advahov Brothers – Trenulețul (253 points)
- 🇬🇷 Greece: Amanda Georgiadi Tenfjord – Die Together (215 points)
- 🇵🇹 Portugal: MARO –Saudade Saudade (207 points)
- 🇳🇴 Norway: Subwoolfer – Give That Wolf A Banana (182 points)
- 🇳🇱 Netherlands: S10 – De Diepte (171 points)
- 🇵🇱 Poland: Ochman – River (151 points)
- 🇪🇪 Estonia: Stefan – Hope (141 points)
- 🇱🇹 Lithuania: Monika Lui – Sentimentai (128 points)
- 🇦🇺 Australia: Sheldon Riley – Not The Same (126 points)
- 🇦🇿 Azerbaijan: Nadir Rustamli – Fade To Black (106 points)
- 🇨🇭 Switzerland: Marius Bear – Boys Do Cry (78 points)
- 🇷🇴 Romania: WRS – Llámame (65 points)
- 🇧🇪 Belgium: Jérémie Makiese – Miss You (64 points)
- 🇦🇲 Armenia: Rosa Linn – Snap (61 points)
- 🇫🇮 Finland: The Rasmus – Jezebel (38 points)
- 🇨🇿 Czech Republic: We Are Domi – Lights Off (38 points)
- 🇮🇸 Iceland: Systur – Með Hækkandi Sól (20 points)
- 🇫🇷 France: Alvan & Ahez – Fulenn (17 points)
- 🇩🇪Germany: Malik Harris – Rockstars (6 points)