
Dublin, Irlanda.
A grande final do festival de música Eurovision 2022 acontece neste sábado (14) em Turim, na Itália. Cantores de 25 países participam do evento que começa às 21h em horário local, 16h no Brasil. No total, 40 países participaram desta edição e os finalistas foram escolhidos nessa semana, após a realização de duas semifinais na última terça e quinta-feira.
Nesta noite, será conhecido o grande vencedor, além do país onde o evento será realizado em 2023. No ano passado, a Itália foi a ganhadora com a música Zitti e buoni, da banda de rock Måneskin. A cantora Laura Pausini está entre os apresentadores desta edição, junto com Mika e Alessandro Cattelan. A competição pode ser assistida em canais de televisão dos países participantes ou pelo Youtube.
Grandes nomes da música já participaram do evento, mas entre os principais vencedores está a banda sueca ABBA, em 1974, com a canção Waterloo. A canadense Céline Dion também ganhou o concurso em 1988, pela Suíça. O país que mais venceu a competição é a Irlanda, com 7 vitórias, mas neste ano está fora da grande final. A lista é seguida pela Suécia, que venceu o concurso 6 vezes, enquanto Luxemburgo, França, Holanda e Reino Unido conquistaram o título 5 vezes.
Saiba mais
Ucrânia é a grande vencedora da Eurovision 2022
Inspirada no festival italiano de música de San Remo, a Eurovision foi criada em 1956 e, inicialmente, somente sete países europeus participavam. A competição é organizada pela União Europeia de Radiofusão (EBU, em inglês) e, atualmente, todos os países que possuem empresas de mídia associadas à organização podem participar. A França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido sempre estão com participação garantida na final, além da nação anfitriã, por serem os que mais pagam para manter o concurso. Em 2022, 41 países faziam parte dos concorrentes, mas a Rússia foi banida após a invasão à Ucrânia.
O sistema de votação é dividido entre jurados profissionais de cada nação e também no público em geral. Os telespectadores dos países das Emissoras Participantes podem votar em suas músicas favoritas com uma ressalva: não podem votar na música que representa o próprio país. A participação pode ser feita por meio de telefone ou SMS divulgados durante a competição ou pelo aplicativo oficial Eurovision Song Contest.
Veja os países finalistas e a ordem de apresentação:
- 🇨🇿 Czech Republic: We Are Domi – Lights Off
- 🇷🇴 Romania: WRS – Llámame
- 🇵🇹 Portugal: MARO – Saudade, Saudade
- 🇫🇮 Finland: The Rasmus – Jezebel
- 🇨🇭 Switzerland: Marius Bear – Boys Do Cry
- 🇫🇷 France: Alvan & Ahez – Fulenn
- 🇳🇴 Norway: Subwoolfer – Give That Wolf A Banana
- 🇦🇲 Armenia: Rosa Linn – Snap
- 🇮🇹 Italy: Mahmood & Blanco – Brividi
- 🇪🇸 Spain: Chanel – SloMo
- 🇳🇱 Netherlands: S10 – De Diepte
- 🇺🇦 Ukraine: Kalush Orchestra – Stefania
- 🇩🇪 Germany: Malik Harris – Rockstars
- 🇱🇹 Lithuania: Monika Liu – Sentimentai
- 🇦🇿 Azerbaijan: Nadir Rustamli – Fade To Black
- 🇧🇪 Belgium: Jérémie Makiese – Miss You
- 🇬🇷 Greece: Amanda Georgiadi Tenfjord – Die Together
- 🇮🇸 Iceland: Systur – Með Hækkandi Sól
- 🇲🇩 Moldova: Zdob şi Zdub & Advahov Brothers – Trenulețul
- 🇸🇪 Sweden: Cornelia Jakobs – Hold Me Closer
- 🇦🇺 Australia: Sheldon Riley – Not The Same
- 🇬🇧 United Kingdom: Sam Ryder – SPACE MAN
- 🇵🇱 Poland: Ochman – River
- 🇷🇸 Serbia: Konstrakta – In Corpore Sano
- 🇪🇪 Estonia: Stefan – Hope