Portugal: centenas de bombeiros combatem incêndio em Cascais

Quase 700 bombeiros trabalham na tentativa de conter as chamas que se alastram na região de Alcabideche, em Cascais, na Região Metropolitana de Lisboa. De acordo com a Câmara Municipal de Cascais, o vento forte fez com que o incêndio florestal, iniciado por volta das cinco horas da tarde desta terça-feira (25), progredisse rapidamente pela serra.

Para facilitar a circulação de veículos de socorro e de combate ao incêndio, trechos de duas importantes rodovias da região (A5 e A16) foram bloqueados. A Proteção Civil e a Guarda Nacional Republicana coordenam a operação de combate ao fogo.

No momento, 190 caminhões de bombeiros atuam na localidade. A guarnição de Alcadebiche conta com o apoio de profissionais de outras cidades portuguesas, como Lisboa, Agualva-Cacém e Cacilhas. A equipe do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa confirmou, por volta das dez horas da noite, que está na região de Quinta das Patinhas para proteger moradores e habitações.

Nas redes sociais, moradores relatam estar deixando suas casas na zona de Alcabideche – Cascais. Também há registro de evacuações em Zambujeiro e Quinta das Patinhas. Até o momento, não há a confirmação oficial de quantos residentes foram evacuados.

Dezenas de animais que estavam no canil da Associação São Francisco de Assis, em Cascais, precisaram ser retirados já que o local estava sob ameaça de ser atingido pelas chamas. Em uma força-tarefa que contou com a ajuda de populares, além de outras associações, os animais foram transportados para um pavilhão municipal e estão em segurança.

Animais que estavam em canil municipal precisaram ser transferidos devido ao incêndio florestal. Foto: Câmara Municipal de Cascais

A orientação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Portugal é para que a população permaneça no interior das habitações e mantenha as portas e janelas bem fechadas e um ambiente fresco. Caso seja possível, deve-se ligar o ar condicionado. Além disso, para se proteger da fumaça de incêndios é importante evitar atividades ao ar livre, utilizar máscaras ou respiradores sempre que a exposição for inevitável e manter-se hidratado.

Compartilhar