Jornalista
A tradição e riqueza do cacau brasileiro aterrissam em solo europeu. O Chocolat Festival, um dos maiores eventos sobre chocolate da América Latina, está de volta para uma segunda edição no distrito do Porto, em Vila Nova de Gaia, até domingo (22). A entrada gratuita dá acesso à visitação dos stands de diversas marcas na área destinada à Feira do Chocolate.
Neste ano, a presença brasileira se destaca com chefs do país realizando palestras e showcookings. O chocolatier Léo Vilela, de São Paulo, trabalha na criação de uma escultura de chocolate em tempo real no Ateliê do Chocolate. Para este evento, o profissional está esculpindo Dionísio, o Deus do Vinho, inspirado no local onde o festival acontece, o “World of Wine” (Mundo do Vinho, em tradução livre): “Achei que tinha tudo a ver homenagear também o vinho numa figura de chocolate”, explica o artista.

Para realizar a obra, o escultor está utilizando 120 quilos de chocolate. A previsão de Léo é que neste sábado (21) a escultura já esteja mais completa, mas a criação da escultura começou com antecedência: “O processo começa bem antes, para separar o material necessário, fazer o desenho – fiz um rascunho antes de executar a peça, e convido para ver ele pronto amanhã”, revela Léo. O público pode ver o chocolatier trabalhando nos detalhes do “Dionísio de chocolate” ao vivo no evento.

Os chefs brasileiros Ricardo Campos e Francisco Sant’Ana também participam dos showcookings. Além disso, estão sendo realizados workshops sobre chocolate e harmonização com bebidas, como vinho e café, com a presença de especialistas em chocolate e cacau de diversos países.
O Chocolat Festival foi criado no Brasil, em 2009, em Ilhéus, na Bahia. O evento já teve mais de 30 edições em diferentes cidades do país. No ano passado, foi realizado pela primeira vez no continente europeu, também em Portugal. A escolha pela localização na região do Porto se dá pelo localidade possuir, desde 2020, um dos maiores museus de chocolate e cacau do mundo, The Chocolate Story, segundo os organizadores.
De acordo com o baiano Marco Lessa, idealizador do Chocolat Festival, o objetivo de realizar o evento na Europa é criar uma conexão direta entre todos os envolvidos na produção do chocolate e o consumidor final: “O evento ajuda a expandir o conhecimento sobre as delícias derivadas do cacau e promove as marcas de origem, as pequenas indústrias, o agronegócio, o turismo, os benefícios para saúde e a gastronomia”, explica Lessa.
Nesta edição, os visitantes podem degustar produtos de algumas das principais marcas do mundo, incluindo produtos de países como Bélgica, França, Espanha, Reino Unido, Brasil, entre outros. O evento também sedia o Fórum Internacional do Chocolate e Cacau.
Entre as atrações, há um espaço destinado às crianças: a Chocoland. A área conta com a realização de atividades na Cozinha Kids e uma área de diversões com brinquedos infláveis, jogos, pinturas no rosto e outras atividades infantis.
Crianças entre dois e quatro anos têm entrada gratuita, mas é necessária a presença de um acompanhante. Já os ingressos para crianças entre cinco e 12 anos custam € 20. Na compra de um ingresso, cada criança possa levar um amigo. O bilhete dá direito a permanência de duas horas no espaço.
Situado no WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia, o festival vai até o dia 22 de outubro, das 14h às 22h. A entrada no evento é gratuita, com venda de ingressos para participação de algumas atividades específicas, como palestras e a Chocoland.