Covid-19: Polônia inicia cadastro para vacinar adolescentes de 12 a 15 anos

Desde o início da pandemia, a Polônia já aplicou 22,1 milhões de vacinas contra Covid-19 no país – Foto: Canva


A Polônia iniciou nesta semana a emissão de registros eletrônicos para a vacinação de jovens de 12 a 15 anos contra a Covid-19. A iniciativa segue recomendação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês) que autorizou, no último dia 28 de maio, o uso da vacina Pfizer-BioNTech a partir dos 12 anos de idade. A regulamentação foi publicada nesse sábado (5) e indica que pais e responsáveis devem autorizar a vacinação.

A imunização permanecerá sendo realizada nos atuais postos de vacinação até setembro, início do próximo ano letivo, quando as escolas também poderão operar como pontos de imunização. De acordo com o responsável pelo Programa Nacional de Vacinação, Michał Dworczyk, há 2,5 milhões de adolescente entre 12 e 18 anos que poderão receber a vacina. O processo seguirá os moldes dos jovens de 16 a 18 anos que, desde o dia 17 de maio, já podem receber as doses da Pfizer-BioNTech no país.

Para solicitar o agendamento, é necessário que o responsável pelo adolescente já esteja vacinado e entre em contato por um dos canais oficiais do governo polonês. Atualmente, há quatro opções: 1) pela linha direta do Programa Nacional de Imunizações, 989; 2) enviando um SMS para os números 664 908 556 ou 880 333 333 com o texto SzczepimySie; 3) entrando em contato com um posto de vacinação; 4) ou ainda pelo site do Governo Federal.

Desde o início da pandemia, a Polônia já aplicou 22,1 milhões de vacinas contra Covid-19 no país, sendo 14,6 milhões referentes à primeira dose e 7,5 à segunda dose. Os dados fazem parte do relatório virtual do Ministério da Saúde polonês. Ao todo, 2,87 milhões de pessoas já se infectaram com a doença desde 4 de março do ano passado até, quando iniciou a pandemia no país. Mais de 74 mil pessoas já morreram em função da Covid-19 na Polônia.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *