Europa: final de semana é marcado por marchas do orgulho LGBTQ+

Reportagem de Amanda Lima e Cristiano Goulart.

Diversas cidades europeias sediam, neste final de semana, marchas do orgulho LGBTQ+. Esta é a primeira vez que as mobilizações ocorrem após dois anos de cancelamentos em função da pandemia de Covid-19.

Neste sábado (25), milhares de pessoas foram às ruas para participar da “Dublin Pride Parade” da capital irlandesa. Por volta do meio dia, uma multidão iniciou marcha do centro da cidade, no Garden of Remembrance, até o Parque Merrion Square, trecho de quase 2,5 quilômetros.

Durante o percurso, os participantes desfilaram pelas principais avenidas da região central da cidade exibindo roupas, bandeiras e cartazes com as cores LGBTQ+. No destino final, um palco com apresentações de artistas trans animava as milhares de pessoas que chegavam ao local. O primeiro-ministro (Taoiseach) irlandês, Micheál Martin também esteve no local durantes os espetáculos.

Em Portugal, o “Arraial Lisboa Pride” faz parte da programação oficial da Festa dos Santos Populares e será realizado a partir das 16h deste sábado (25), no Terreiro do Paço. O evento existe desde 1997 e é considerado um dos maiores do país.

Na semana passada, a capital lisboeta também sediou uma marcha LGBTI+ pelas ruas da cidade. Ainda em território luso, o evento anual do Porto ocorre na Praça da República, a partir das 15h de hoje. É a 17ª edição da celebração na cidade.

Na vizinha Espanha, ao menos três cidades terão eventos neste final de semana: Sevilha, Valência e Bilbao, com atividades neste sábado (25). Em Madri, que sedia uma das maiores programações pride do mundo, a festa neste ano será em julho, a partir do 1º, com a grande marcha marcada para o dia 9 nas principais ruas da capital espanhola. 

Em Paris, a celebração ocorre neste sábado (25) e será marcada por shows com músicos, DJs e apresentações artísticas a partir das 17h. O evento será na Praça da República parisiense. A organização espera mais de 40 mil pessoas na programação.

Na Polônia, a capital Varsóvia vai sediar a marcha pride hoje, com saída do Lunapark, às 18h. Cidades da Alemanha também promovem marchas LGBT. Em Colônia, no oeste alemão, a programação começou oficialmente no dia 18 e segue até o dia 3 de julho. Neste final de semana, estão marcadas feiras de rua e apresentações pela cidade. 

Na Inglaterra, várias cidades estão com eventos programados nas próximas semanas. Em Bristol, no sudoeste, as atividades, que envolvem festas, reflexões e eventos para famílias, iniciam hoje e seguem até o dia 9 de julho, data do desfile. 

Compartilhar