Primeiro semestre terá shows de mais de 20 artistas brasileiros na Europa

Gusttavo Lima realiza apresentações em Portugal e na Inglaterra em março. Foto: Divulgação

O ano de 2022 começa em ritmo de música brasileira na Europa, dando sequência ao retorno dos artistas do Brasil aos palcos europeus. Mais de 20 músicos brasileiros, dos mais variados estilos, estão com shows marcados no primeiro semestre deste ano. Portugal e Reino Unido, os dois países com maior concentração de imigrantes do Brasil, sediam a maioria dos mais de 35 eventos já confirmados nos próximos seis meses.

Em Portugal, os shows começam já neste mês, com pelo menos quatro eventos. O artista Alceu Valença, que realizou apresentação em Portugal no início de 2020, antes da pandemia de Covid-19, retorna ao território luso para uma nova turnê. O roteiro inicia na cidade de Coimbra, no centro do país, no dia 13 de janeiro. 

No dia 21, a cidade de Braga, também no centro, recebe a apresentação do artista. No dia 29 será a vez de Cascais, a 30 quilômetros de Lisboa, ter o show de Alceu Valença. O brasileiro ainda possui outro evento já marcado na capital portuguesa em julho.

Além da MPB, Portugal também terá um show que une dois estilos musicais do Brasil: sertanejo e funk. No dia 15 de janeiro, Mc Kevinho e a dupla sertaneja Diego e Victor Hugo realizam uma apresentação na cidade do Porto, com abertura do dj Rafa Lima, que também é brasileiro.

Já a banda Jota Quest, que já adiou duas vezes o show de comemoração aos 25 anos de carreira que aconteceria em Portugal, vai se apresentar no final de janeiro. O evento será no dia 30, em Lisboa.

O mês de fevereiro também já começa em ritmo de música brasileira. No dia 3, a dupla Zé Neto e Cristiano realiza show em Lisboa e dia 4 no Porto. Já no dia 19, é a vez da artista Mallu Magalhães se apresentar em Setúbal, a 50 quilômetros da capital portuguesa.

Em março, Gusttavo Lima, um dos mais conhecidos nomes da música sertaneja, realiza dois shows em Portugal. O primeiro será no dia 4, em Lisboa, e o segundo no dia 5, no Porto. Ainda em ritmo sertanejo, Amado Batista, que teve uma apresentação adiada em 2021, se apresenta no dia 6 de março na capital portuguesa. Será o primeiro show do artista em Portugal.

Abril segue no ritmo sertanejo

O mês de abril segue em ritmo sertanejo, com show da dupla Israel e Rodolfo no primeiro dia do mês, em Lisboa e no dia 2 em Guimarães, no Norte do país. O artista Eduardo Costa, também do estilo sertanejo, se apresenta na capital lusa no dia 3 de abril. Já no dia 7 de abril, o cantor e compositor Ivan Lins se apresenta em Lisboa.

A artista Paula Fernandes, que teve shows adiados por causa da pandemia, também tem concertos marcados em Portugal. O primeiro será no dia 22 no Estoril, na Área Metropolitana de Lisboa, e o segundo acontece na cidade do Porto, no dia seguinte. 

O Porto ainda recebe, no dia 25 de abril, a apresentação da dupla sertaneja Lucas e Matheus Júnior, com gravação para um DVD. Também em abril, a artista pop Duda Beat realiza dois shows em Portugal, um em Lisboa, no dia 22 de abril, e outro no Porto, no dia 23.

No mês de maio, o músico Armandinho inicia um roteiro de shows pelo país, começando pelo Porto, no dia 11 de maio. Já no dia 14 será a vez da capital portuguesa sediar a apresentação do cantor. Lenine, que também vai se apresentar em território luso, inicia a agenda pelo Porto, no dia 20 de maio. Depois, no dia 26, o artista realiza show em Lisboa.

Outro conhecido ritmo brasileiro, o samba, estará em destaque em maio. O músico Martinho da Vila tem três eventos agendados em Portugal, no dia 22 de maio em Faro, no sul do país, dia 26 no Porto e outro no 28 de maio em Lisboa. 

Em junho, Pablo Vittar é uma das atrações do festival Primavera Sound, que ocorre na cidade do Porto. A apresentação da artista é no dia 11 de junho. Outra brasileira que sobe ao palco no Norte de Portugal, em junho, é Marisa Monte, que está com uma apresentação marcada no dia 28, também no Porto. 

Reino Unido, Irlanda e Bélgica também sediam shows de artistas brasileiros

O Reino Unido, país que possui a segunda maior comunidade brasileira na Europa, também vai sediar shows de diversos artistas brasileiros. No dia 5 de março, Mc Ryan se apresenta em Londres. No dia 6 de março, após a passagem por Portugal, o artista Gusttavo Lima se apresenta na capital inglesa. Ainda em maio, o artista Armandinho se apresenta em Londres, no dia 9. 

Na Bélgica, o artista Amado Batista realiza um show no dia 4 de março, em Bruxelas. A mesma cidade sedia um show da dupla Gian e Giovani, no dia 12 de março. Em abril, será a vez da capital belga receber o artista Eduardo Costa, no dia 1º. No mês de junho, a artista Alcione tem show marcado no dia 10 em Bruxelas.

Na Irlanda, Pablo Vittar aproveita a tour pela Europa e cumpre agenda em Dublin, no dia 26 de maio. A mesma artista desembarca em Cracóvia, na Polônia, no dia 31 de maio.

Cada evento possui regras próprias em relação às restrições de prevenção ao coronavírus, como a exigência do certificado de vacinação ou teste para entrada nos shows. Os ingressos estão à venda nos principais sites de comercialização de bilhetes em cada país.

Compartilhar