Horário de verão termina nesta madrugada na Europa

O inverno se aproxima para os residentes do hemisfério norte com os dias amanhecendo cada vez mais tarde e o anoitecer cada vez mais cedo. Com a mudança na incidência solar, chega ao fim o horário de verão neste final de semana.

Na madrugada de sábado (28) para domingo (29), último final de semana de outubro, os relógios devem ser atrasados em uma hora. A troca ocorre sete meses após o início do horário de verão, que começou em 26 de março de 2023.

Devido à existência de diferentes fusos na Europa, a hora exata para a troca de horário dependerá de cada região. O objetivo é garantir que todos os locais mudem os relógios ao mesmo tempo. Na Ilha dos Açores (GMT-1), a mudança acontece a 1h, com o horário voltando para a meia noite. Os moradores de locais que estão no fuso horário de Portugal, Irlanda e Reino Unido (GMT), às 2h da madrugada, devem atrasar o relógio para a 1h. 

Já os países no mesmo horário da Alemanha, Espanha e Itália (GMT+1), devem realizar a mudança às 3h, trocando para as 2h. Ao mesmo tempo, na Grécia e Bulgária (GMT+2), o relógio passa das 4h para as 3h da manhã. Os aparelhos digitais, na maioria dos casos, realizam a troca automaticamente.

Com o objetivo de gerar economia de energia elétrica, a implementação do horário de verão na Europa ocorreu ainda no século passado. A alternativa foi adotada para que o período com maior incidência de luz durante o dia fosse ampliado.

A legislação que unifica os cronogramas de mudanças de horário nos países foi criada pela União Europeia (UE) na década de 1980, evitando assim que cada local fizesse a troca em dias e horários diferentes. Mesmo com o Brexit, o Reino Unido manteve as datas de início e encerramento do horário de verão para a mesma dada dos países do bloco.

Caso não haja nenhuma mudança em 2024, a alteração no relógio voltará a acontecer em 31 de março, adiantando em uma hora, e encerrará em 27 de outubro, voltando ao horário normal.

GMT: às 2h da madrugada, o relógio deve ser alterado para 1h. 
Irlanda, Portugal e Reino Unido.

GMT+1: às 3h da madrugada, o relógio deve ser atrasado para as 2h.
Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Suécia e Suíça, além de outros nove países.

GMT+2: às 4h da madrugada, o horário deve ser modificado para as 3h.
Bulgária, Chipre, Estônia, Finlândia, Grécia, Lituânia, Letônia e Romênia.

Compartilhar