Sergio Mattarella é reeleito presidente da Itália

Sérgio Mattarella comandará o país por mais sete anos. Foto: Presidência/Divulgação


O político Sergio Mattarella, de 80 anos, será o presidente da Itália por mais sete anos, o segundo mandato seguido. O presidente foi reeleito após uma semana de votações no Parlamento italiano, uma vez que, no país, os deputados e senadores são os responsáveis por eleger o presidente.

Em nova rodada eleitoral na noite de sábado (29), Mattarella recebeu 759 votos, 259 a mais que o mínimo necessário para a eleição. Após o anúncio, o presidente reeleito destacou que o resultado exige “sentido de responsabilidade e respeito pelas decisões do Parlamento”, ainda mais no contexto da pandemia de Covid-19.

“Estas condições exigem não se esquivar dos deveres a que se é chamado – e, claro, deve prevalecer sobre outras considerações e diferentes perspectivas pessoais – com o compromisso de interpretar as expectativas e esperanças dos nossos concidadãos”, ressaltou a político italiano.

Mattarella já tem sido felicitado por autoridades europeias. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, parabenizou o presidente pela reeleição: “Caro Presidente Mattarella, parabéns pela sua reeleição como Presidente da República Italiana. A Itália pode sempre contar com a UE”, escreveu no Twitter.

O alto comissário para refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU), Filippo Grandi, também usou a rede social para parabenizar Sergio: “Parabéns a Sergio Mattarella reeleito Presidente da República Italiana um exemplo de responsabilidade, serviço público e fidelidade aos princípios e valores que nos unem, em um mundo de desafios difíceis e dolorosos”, destacou o diplomata italiano.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também felicitou o colega europeu em nota publicada no site da presidência: “O Presidente da República felicitou o Presidente Sergio Mattarella, esta tarde reeleito Presidente da República italiana, transmitindo votos de sucesso, certo do papel que continuará a desempenhar para o progresso e estabilidade de Itália”, pontuou em comunicado.

A figura do presidente

De acordo com a constituição italiana, o presidente do país é o chefe de estado e tem, entre outras funções, a missão de  promulgar, emitir decretos com força de lei e sancionar tratados internacionais. O presidente também comanda as Forças Armadas, preside o Conselho Supremo de Defesa e declara o estado de guerra aprovado pelas Câmaras, além de presidir o Conselho Superior da Magistratura e conceder indultos.

Compartilhar