Espanha reabre fronteira com o Marrocos nesta terça-feira


A Espanha reabrirá, gradualmente, as fronteiras terrestres com o Marrocos a partir da meia-noite desta terça-feira (17). Segundo o Ministério do Interior espanhol, a primeira etapa permitirá a entrada de dois grupos específicos no país: os cidadãos da União Europeia (UE) e as demais pessoas que possuem autorização de circulação no Espaço Schengen.

Já a segunda fase de reabertura ocorre a partir de 31 de maio, quando os trabalhadores transfronteirços documentados também terão entrada autorizada. Os postos reabertos são o El Tarajal, localizado em Ceuta, e Beni Enzar, na cidade de Melilla. Os pontos de passagem estão fechados desde março de 2020, em decorrência da pandemia, o que se estendeu por mais tempo devido a um entrave diplomático entre os países.

A decisão ocorre cerca de um ano após aproximadamente seis mil imigrantes cruzarem a fronteira marroquina pelo mar e ingressarem na cidade espanhola de Ceuta. Na ocasião, as autoridades enfatizaram que os cidadãos seriam repatriados, uma vez que não tinham autorização para ingressar na Espanha.

A reabertura foi definida após reuniões entre os governos de ambos os países. Conforme comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Marrocos, a medida marca uma “nova fase das relações entre os dois países vizinhos”, que é  “baseada na cooperação, coordenação, ambição e respeito mútuo”.

As autoridades criaram um grupo de trabalho para determinar novas categorias que poderão entrar no território espanhol futuramente. Ainda de acordo com o Ministério do Interior espanhol, o policiamento nos pontos de fronteira será reforçado.

Outras regras de entrada

O Ministério da Saúde da Espanha enfatizou que os viajantes autorizados a ingressar no país deverão cumprir as regras sanitárias em vigor. Com isso, é obrigatória a apresentação de um certificado de vacinação ou um certificado de recuperação da Covid-19. Também são aceitos teste de antígeno realizado nas 24 horas anteriores à viagem ou do tipo PCR, com validade máxima de 72 horas.

Compartilhar