Covid-19: variante indiana é detectada em 20 estudantes na Bélgica

Os estudantes estão em isolamento restrito, onze deles em Aalst (foto) e outros nove em Lovaina, ambas cidades da região belga de Flandres. Foto: Canva

A cepa do coronavírus denominada B.1.617, popularmente chamada de variante indiana, foi detectada pela primeira vez na Bélgica em um grupo de 20 estudantes recém-chegados da Índia. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (23) pelo médico microbiologista Emmanuel André, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência da Covid-19 no país.

“Um evento de super contaminação aconteceu durante a viagem à Bélgica de um grupo de estudantes de enfermagem da Índia”, comentou o médico pelo Twitter. Os 20 estudantes estão em isolamento restrito desde a chegada ao país. Onze deles estão na cidade de Aalst e outros nove em Lovaina, ambas na região belga de Flandres.

A entrada dos estudantes em território europeu ocorreu pelo aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, no dia 12 de abril. Cinco dias depois, vários deles começaram apresentar sintomas típicos da doença. Ainda não há informações sobre contaminações em solo francês.

A França colocou a Índia na lista de países de risco na última quarta-feira (21) e aplicou restrições mais fortes para os viajantes provenientes do país, considerado o epicentro mundial da pandemia atualmente. Além da Índia, Brasil, Argentina, Chile e África do Sul também fazem parte da lista vermelha do governo francês, e necessitam de, entre outras medidas, fazer uma quarentena obrigatória de 10 dias na chegada à França.

A variante B.1.617 foi detectada inicialmente no oeste da Índia em outubro do ano passado. A cepa é qualificada como uma cepa “dupla mutante”, pois carrega duas mutações potencialmente preocupantes, e pode ser mais resistente às vacinas atuais contra a Covid-19.

Leia Mais

– Polícia francesa vai checar à domicílio quarentena de viajantes do Brasil
– Itália cria ‘certificado verde’ para liberar turismo de vacinados
– Europa inicia aplicação da vacina Johnson & Johnson

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.