Euro completa 20 anos como moeda oficial da União Europeia

Atualmente, moeda é usada em 19 dos 27 países da União Europeia. Foto: Canva


1º de janeiro de 2002: foi o dia em que parte da população da Europa trocava suas notas nacionais pelo euro, a nova moeda oficial da União Europeia (UE). Atualmente, 19 dos 27 Estados-Membros do bloco europeu utilizam o euro. O aniversário de 20 anos neste sábado (1º) é celebrado pelas autoridades europeias.

“Todos nos lembramos da primeira vez que seguramos uma nota de euro. Vinte anos depois, o euro é uma das moedas mais poderosas do mundo. O euro também reflete os nossos valores, como moeda global para o investimento sustentável e é um forte símbolo de unidade”, declarou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em publicação no Twitter nesta manhã.

Apesar de só entrar em vigor oficialmente no ano de 2002, a utilização da nova moeda teve mais de uma década de preparação. A aprovação inicial ocorreu em 1991, quando foi firmado o tratado da União Europeia. O objetivo era ter uma moeda forte e comum: “Facilita as trocas comerciais entre empresas de países diferentes, melhora o desempenho económico e possibilita uma maior escolha e mais oportunidades aos consumidores”, destaca publicação oficial da UE sobre a história da moeda europeia.

No dia 1º de janeiro de 1999, o euro começou a circular como uma “moeda invisível” para efeitos de contabilidade e pagamentos eletrônicos. A entrada oficial em 12 países do bloco ocorreu três anos depois, com adesão de outros cinco países nos anos seguintes, após passarem a integrar a UE.

“Tem sido uma viagem e tanto e muitos foram os progressos que o euro realizou. Trata-se de uma verdadeira conquista europeia. Diria mesmo que o euro se tornou parte de quem somos e de como nos vemos enquanto europeus. Faz parte da nossa mentalidade e do nosso espírito europeu. O euro pertence a todos nós, a todos os cidadãos europeus”, ressaltou Charles Michael, presidente do Conselho Europeu, em comunicado divulgado nesta manhã. 

Para Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, o euro é um “farol de estabilidade e solidez em todo o mundo”. Também em publicação nas redes sociais hoje, Lagarde agradeceu “às centenas de milhões de europeus” que utilizam a moeda todos os dias. A estimativa é que 350 milhões de pessoas utilizem o euro diariamente.

De acordo com dados oficiais do banco, em novembro de 2020, a participação da moeda nos pagamentos globais ficou em 38%, “em pé de igualdade” com o dólar. No ano passado, as autoridades europeias lançaram um plano para promover a utilização do euro no mundo.

Uma das estratégias é entrar em contato com investidores de países terceiros para estimular o uso e torná-lo mais atraente para investimentos. A direção do bloco também analisa a possibilidade de criar o euro digital. 

Em comemoração ao aniversário de 20 anos, a França, que assumiu hoje (1º) a presidência do Conselho da União Europeia, lançou uma nova moeda de dois euros no país. O desenho gravado é de carvalhos e oliveiras, considerados símbolos de força e sabedoria.

Euro na UE

Atualmente, o euro é moda oficial na Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal. Segundo dados da União Europeia, outros sete países que aderiram ao bloco depois da introdução do euro e, de acordo com o site da UE, estão em fase de reunir as condições necessárias para trocar as moedas nacionais: Bulgária, Croácia, Hungria, Polônia, República Checa, Romênia e Suécia. Já a Dinamarca, que faz parte da UE, decidiu não aderir ao euro e seguir com a coroa dinamarquesa, a moeda oficial do país.

Compartilhar