Covid-19: União Europeia reserva 27 milhões de doses da nova vacina francesa

A Comissão Europeia aprovou, nesta quarta-feira (10), o contrato com uma empresa farmacêutica para a compra de uma nova vacina contra a Covid-19. O acordo com a francesa Valneva, que trabalha na produção de um imunizante com o vírus inativado, garante a reserva de 27 milhões de doses para os Estados-Membros em 2022. 

O documento assinado hoje também possibilita que a vacina seja modificada a fim de combater novas variantes da doença que possam surgir futuramente. Além da primeira remessa do produto, os países do bloco poderão fazer encomendas adicionais de 33 milhões de doses para 2023.

O imunizante fabricado pela Valneva vai reforçar o catálogo de vacinas produzidas na Europa, sendo a primeira candidata a testes clínicos no continente a utilizar a tecnologia do vírus inativado. Nosso amplo portfólio nos ajudará a combater o Covid-19 e suas variantes na Europa e além. A pandemia não acabou. Todos os que puderem devem ser vacinados”, enfatizou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao anunciar o contrato.

De acordo com a farmacêutica, os testes da fase 3, cujos resultados foram divulgados em outubro, confirmaram a eficácia e relativa superioridade do produto em comparação aos concorrentes, que utilizam, por exemplo, o vírus na forma ativa. Os estudos ainda detectaram melhor perfil de tolerabilidade no imunizante, o que indicaria menos chances de efeitos colaterais e prejudiciais aos vacinados.

Nossos resultados da fase 3 confirmaram as vantagens frequentemente associadas às vacinas inativadas e continuamos a acreditar que nossa vacina candidata diferenciada pode oferecer uma contribuição importante para a luta global contra a pandemia de Covid-19”, comemorou Thomas Lingelbach, diretor da Valneva. 

A vacina da companhia francesa precisa passar pela aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês). A data de entrega do primeiro lote aos países, no entanto, já é estimada para abril do próximo ano.

Compartilhar