Itália identifica nova variante de Covid-19 e bane voos do Brasil

Proibição dos voos vai até o dia 31 deste mês. Foto: Arturi Jalli


Com a colaboração de Cristiano Goulart

A Itália determinou, na tarde deste sábado (16), a proibição de voos oriundos do Brasil. A medida ocorre após a identificação de quatro casos da nova variante de Covid-19 em passageiros que estiveram em território brasileiro e desembarcaram na Itália recentemente. A informação está no documento assinado pelo ministro da Saúde, Roberto Speranza.

De acordo com a autoridade italiana, a medida é “urgente”. A partir de hoje, fica proibida a entrada e trânsito no país de todas as pessoas que tenham estado ou passado pelo Brasil nos últimos 14 dias. A portaria é válida até o dia 31 de janeiro de 2021. A equipe de reportagem do Agora Europa contactou o Ministério da Saúde italiano, que confirmou que mesmo pessoas com residência na Itália ou passaporte italiano estão impedidos de viajar do Brasil para o país europeu.

O jornalista Diego Guichard (40), que reside em Porto Alegre, no Brasil, pretendia embarcar, na tarde deste sábado, para a Itália para tratar de negócios pessoais. No entanto, ao chegar no Aeroporto Salgado Filho, na Capital gaúcha, Diego recebeu a notícia sobre a nova medida imposta pela Itália e, imediatamente, decidiu reagendar a viagem para o início do próximo mês:

“Eu sabia que a Itália ia fechar porque o Reino Unido fechou. Então eu já imaginava que eles fossem fechar. Mas achei que fossem fechar na segunda-feira, né? (…) Aí, então, eu fui na Latam e resolvi esperar. Não quis pagar pra ver. Achei muito arriscado”, resume o jornalista.

O governo também pede que as pessoas que residem em solo italiano, e que tenham visitado o território brasileiro nas últimas duas semanas, comuniquem imediatamente as autoridades do país, mesmo que não tenham nenhum sintoma, para que façam um teste para Covid-19. Ainda segundo o comunicado, o exame é obrigatório para todas as pessoas que se enquadram nas novas exigências.

Com o anúncio da nova medida, a Itália se torna o segundo território europeu a banir voos oriundos do Brasil, medida que já havia sido adotada pelo Reino Unido. Outro país que impôs restrições a passageiros que saem do território brasileiro é a Irlanda. O governo irlandês determinou ontem (15) que a quarentena é obrigatória, assim como o teste negativo para coronavírus a todos que desembarcam na ilha. O argumento dos governos é de que a determinação se faz necessária para impedir a entrada da nova variante da Covid-19.

Atualmente, o Brasil possui 8,3 milhões de casos confirmados de coronavírus e 208 mil mortos em função da doença. O país é o segundo território com maios mortes no planeta por Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos (EUA), com 392 mil falecimentos, segundo a Universidade John Hopkins, nos EUA.

Leia mais:
– Reino Unido fecha corredores de viagem e quarentena se torna obrigatória
 Irlanda passa a exigir teste negativo de Covid-19 para entrada no país
 Viagens, turismo e imigração: entenda como o Brexit afeta brasileiros na Europa

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *