Rishi Sunak toma posse como novo primeiro-ministro do Reino Unido

*Com a colaboração de Daiane Vivatti.
O político britânico Rishi Sunak, de 42 anos, tomou posse como primeiro-ministro do Reino Unido na manhã desta terça-feira (25). Após encontro com o rei Charles III, Sunak se pronunciou pela primeira vez como líder britânico em frente à famosa porta 10, na Downing Street, em Londres, mesmo local em que, há pouco menos de uma semana, Elizabeth Truss pediu demissão do cargo no mesmo local depois de ficar por apenas 45 dias no poder:

“Alguns erros foram cometidos. Eles não nasceram de má vontade ou más intenções. Muito pelo contrário; mas foram erros, no entanto. E eu fui eleito como líder do meu partido e como seu primeiro-ministro para consertá-los”, afirmou Sunak.

Sunak, filho de imigrantes de origem indiana, vindos do leste da África, é Membro do Parlamento britânico desde 2015. Ele ficou conhecido pelo trabalho como ministro de Economia na pandemia de Covid-19, quando lançou planos financeiros de suporte aos cidadãos durante os períodos de lockdown.

Depois do plano de corte de impostos que levou à renúncia de Liz Truss, Rishi Sunak promete ‘’consertar a economia’’, no que definiu como ‘’profunda crise econômica’’ vivida pelo Reino Unido: ‘’Haverá integridade, profissionalismo e responsabilidade em todos os níveis do governo que lidero e vou trabalhar dia após dia para executar a tarefa’’, disse o líder britânico.

Em pronunciamento, a conservadora Penny Mordaunt prestou apoio ao, agora, primeiro-ministro britânico Rishi Sunak: ‘’Todos devemos ao país, uns aos outros e a Rishi nos unir e trabalhar juntos pelo bem da nação. Há muito trabalho a ser feito’’, pontuou. Liz Truss, por sua vez, parabenizou Sunak, revelando ‘’total apoio’’ ao colega de partido.

Sunak havia sido derrotado na primeira disputa para assumir a liderança do Partido Conservador na eleição anterior, quando Truss foi eleita e o político terminou em segundo lugar. Após a renúncia da ex-primeira-ministra, o político se tornou o favorito para assumir o cargo. A confirmação ocorreu nessa segunda-feira (24), após a sua única adversária, Penny Mordaunt, desistir de concorrer.

Rishi Sunak é o terceiro primeiro-ministro a comandar o Reino Unido neste ano. Além de Liz Truss, Boris Johnson também deixou o cargo no segundo semestre de 2022. Pressionado pelo partido, o conservador renunciou ao cargo em 7 de julho após a saída de diversos membros do primeiro-escalão do governo.

Compartilhar