Lisboa, Portugal.
Depois de vários dias de homenagens, com filas quilométricas de pessoas se despedindo da rainha Elizabeth II, falecida no dia 8 de setembro, o funeral será realizado em Londres nesta segunda-feira (19). Devido à realização do sepultamento, foi decretado feriado nacional no Reino Unido, em um dia marcado por minutos de silêncio, procissões e pela cerimônia oficial.
Todos os atos ao longo do dia terão transmissão ao vivo pela tv e rádios britânicas. Os eventos também serão transmitidos em salas de cinema e em telões espalhados pela Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, a partir das 9h. Também foram preparadas “áreas de visualização”, em oito pontos por onde passará a procissão a partir do meio-dia.
O velório está marcado para às 11h, na Abadia de Westminster, com 2 mil convidados, entre autoridades e chefes de estado de todo o mundo. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, também está acompanhando os atos fúnebres. O funeral deverá durar 55 minutos, seguido de dois minutos de silêncio. Depois, será realizada uma procissão com o caixão da rainha em vários pontos de Londres.
A rota vai passar por Broad Sanctuary, Parliament Square, Whitehall, Horse Guards Parade, Horse Guards Road, The Mall e Constitution Hill, com término no Wellington Arch, no centro da cidade. A partir do local, o corpo de Elizabeth II será levado para o Castelo de Windsor, onde vai ocorrer o sepultamento. A previsão é que a procissão chegue ao local às 16h.
O caixão ficará na urna funerária especial para membros da monarquia, ao lado do Príncipe Philip, marido de Elizabeth II, que faleceu no ano passado. A cerimônia não será aberta ao público. Outro momento de silêncio está marcado para às 20h. A orientação da Família Real é que todas as pessoas façam a homenagem silenciosa neste horário.
Logística
A logística do dia de feriado e luto nacional vai afetar os horários dos transportes, especialmente o transporte terrestre, como os ônibus. Parte das vias de Londres serão fechadas, inclusive em áreas de acesso ao Aeroporto de Heathrow.
No aeroporto, onde as cerimônias serão transmitidas, estão previstos cancelamentos de voos, para evitar o barulho dos aviões durante a procissão. De acordo comunicado do local, os passageiros afetados estão sendo comunicados diretamente. Lojas que realizam a venda de itens considerados não essenciais no local também estarão fechadas durante todo o dia.
A morte da rainha
A Rainha Elizabeth II faleceu no dia 8 de setembro, aos 96 anos. A líder da monarquia britânica estava no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde morreu “pacificamente”, de acordo com a Família Real. A monarca teve o segundo reinado mais longo da história, com 70 anos de coroa, completados no dia 13 de junho deste ano com uma série de celebrações.
Vista como uma figura histórica no Reino Unido em todo o mundo, os atos de despedida de Elizabeth reuniram milhares de pessoas nos últimos dias. Longas filas se formaram desde quarta-feira (14), quando o corpo, em caixão fechado, passou a ser exibido 24h para homenagens no Palácio de Westminster.
Com a morte da rainha, quem passou a ocupar o cargo mais alto da monarquia foi Charles, nomeado Rei Carlos III. Ele tem 73 anos e é o mais velho dos quatro filhos de Elizabeth II e do Príncipe Philip.