Escócia inicia distribuição gratuita de absorventes para toda a população


A partir desta segunda-feira (15), todas as pessoas na Escócia terão acesso a absorventes gratuitos. Desde 2008, os produtos já eram disponibilizados nas escolas para estudantes. Agora, passam a ser distribuídos “para todos os que precisem”, de acordo com o governo escocês.

Além das escolas, universidades e prédios públicos, existem outros pontos de coleta, que podem ser descobertos através do aplicativo “PickupMyPeriod”. No total, segundo a Secretaria de Justiça Social, são mais de mil locais que distribuem os absorventes e outros produtos menstruais. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a empresa Hey Girls, dedicada a erradicar a pobreza menstrual no Reino Unido. 

“Este é um projeto inovador para a Escócia. Pela primeira vez, as pessoas em todo o país poderão usar um aplicativo para encontrar e acessar produtos de período para os quais podem caminhar ou dirigir facilmente”, explica Celia Hodson, fundadora e CEO da Hey Girls. 

Para a secretária de Justiça Social, Shona Robison, “fornecer acesso gratuito a produtos de período é fundamental para a igualdade e a dignidade, e remove as barreiras financeiras para acessá-los”. A distribuição está assegurada por uma lei aprovada em 2020 pelo parlamento.

Ainda de acordo com Shona, a iniciativa é ainda mais importante pela crise financeira vivida na Europa: “Isso é mais importante do que nunca em um momento em que as pessoas estão fazendo escolhas difíceis devido à crise do custo de vida e nunca queremos que ninguém esteja em uma posição em que não possa acessar os produtos”, afirma a secretária.

Ela também agradeceu a todas que ajudaram na lei: “Sou grata a todas as jovens mulheres e meninas que foram cruciais no desenvolvimento das melhores maneiras de acessar produtos para atender às suas necessidades”, pontua Shona. Além da distribuição, o país investe em campanhas anti estigmas sobre o assunto. 

De acordo com o governo, a Escócia “é o primeiro país do mundo a proteger legalmente o direito de acesso a produtos de período gratuitamente”. Outras ações semelhantes vêm sendo realizadas por outras nações europeias.

Na França, a distribuição dos itens é realizada nas universidades públicas do país desde setembro de 2021. Em Lisboa, foi aprovada uma lei municipal para distribuição de coletores e absorventes nas escolas, mas ainda não está em vigor. No Reino Unido, foram abolidos, no início de 2021, os impostos dos produtos.

Já a Espanha propôs, em maio deste ano, uma licença remunerada para mulheres que sofrem de fortes cólicas durante o período menstrual. A iniciativa está em tramitação no Parlamento espanhol.

Compartilhar