Lisboa, Portugal.

Vestido de noiva, terno, flores, aliança, maquiagem, cabelo, lua de mel. Em Lisboa, é possível ganhar tudo isso e ainda realizar o sonho de terminar o ano de 2023 com uma aliança de matrimônio no dedo. A capital lisboeta abriu hoje (14), data em que se celebra o Dia dos Namorados na Europa, as inscrições para o tradicional “Casamento de Santo Antônio”. O evento ocorre anualmente no dia 12 de junho.
Iniciado em 1958, a festa tem o objetivo de ajudar casais com limitadas condições financeiras a concretizar o matrimônio sob a bênção de Santo Antônio, padroeiro de Lisboa. Para participar, é necessário cumprir alguns requisitos. O primeiro deles é não ter impedimentos legais para casar. Também é necessário que ao menos um dos integrantes resida em Lisboa.
A comprovação da residência na cidade precisa ser realizada mediante um documento emitido pela Junta de Freguesia, uma espécie de subprefeituras da cidade. De acordo com o regulamento, não há restrição para a participação de cidadãos imigrantes, desde que cumpram as regras gerais do evento. O Agora Europa também contactou a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), que confirmou a informação.
As inscrições seguem abertas até o dia 5 de abril. Antes de confirmar a participação dos candidatos, os casais passarão passar por uma entrevista de seleção. No total, 16 casais serão escolhidos para fazer parte da celebração. Os noivos podem escolher entre realizar apenas o casamento no civil ou religioso. Ambas as celebrações vão ocorrer no dia 12 de junho, véspera de feriado em Lisboa, e fazem parte da programação oficial da Festa dos Santos Populares.
Até hoje, já foram realizados um total de 384 casamentos, entre 264 religiosos e 120 civis. O matrimônio no civil ocorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sede do executivo municipal, enquanto a cerimônia religiosa será na Sé de Lisboa.
A organização estima que pelo menos mil pessoas estejam envolvidas nos festejos neste ano, entre noivos, padrinhos, familiares e convidados. O apoio de empresas e entidades permite o patrocínio de todos os itens envolvidos na festa.
As pessoas interessadas devem fazer o cadastro pessoalmente em cinco locais disponíveis, as Lojas de Lisboa de Alcântara, Baixa, Entrecampos, Marvila e Saldanha. As lojas são centros de atendimento aos cidadãos com uma série de serviços municipais.
É necessário preencher a ficha de inscrição e apresentar documento de identificação. Os noivos devem levar uma cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência em Lisboa e fotografia 3×4. O regulamento completo pode ser consultado online.
O “Casamento de Santo Antônio” ficou interrompido em 2020 e 2021, por causa da pandemia de Covid-19. Em 2022, a festa voltou, com a participação de 16 casais.
Locais de inscrição
Alcântara: Rua da Cozinha Económica, 36A – loja E
Horário: dias úteis das 8h às 20h
Baixa: Largo de São Julião, 8
Horário: dias úteis das 8h às 20h
Entrecampos: Edifício Central do Município, Campo Grande, 25 – piso 0
Horário: dias úteis das 8h às 20h
Marvila: Avenida de Santo Condestável, Lt 8 – (Loja do Cidadão)
Horário: dias úteis das 9h às 19h
Saldanha: Rua Eng. Vieira da Silva – Mercado 31 de janeiro, 1º Piso
Horário: dias úteis das 9h às 19h.