Paralisação na Itália vai cancelar mais de 200 voos nesta sexta-feira

Uma mobilização nacional de trabalhadores vai prejudicar o funcionamento nos aeroportos da Itália nesta sexta-feira (21), com a confirmação de, pelo menos, 200 voos cancelados. A paralisação dos aeroportuários, que afetará o tráfego aéreo e os serviços em terra, terá início após a meia-noite e segue durante todo o dia, até às 23h59min.

De acordo com a Autoridade de Aviação Civil Italiana, a ENAC, os voos programados para ocorrer entre as 7h e 10h da manhã e as 18h e 21h serão mantidos. Nos demais horários, podem haver alterações pelas companhias aéreas. 

As principais reivindicações da classe são a ’’aplicação e evolução do plano industrial, ajustes do quadro pessoal das empresas, organização dos turnos de trabalho e a definição dos prazos e conteúdos de renovação dos contratos’’, justifica a ENAV (Órgão Nacional de Assistência ao Voo, sigla em italiano), prestadora de serviços aéreos gerida pelo Estado, que não descarta novas paralisações caso permaneça o impasse entre os prestadores de serviço e as companhias:

’’Infelizmente, após várias reuniões com a alta direção da ENAV, não surgiram elementos suficientes para dar resposta aos inúmeros problemas que há meses temos vindo a colocar à direção”, explica a organização. 

A ITA Airways, estatal italiana, já tem mais de 200 voos cancelados por causa da greve nesta sexta-feira (21). Grande parte dos cancelamentos ocorre entre voos domésticos. A ITA disponibilizou a lista completa de trajetos afetados neste site e avisou que 20% dos passageiros poderão ser realocados para viajar nos primeiros voos disponíveis, no mesmo dia. Demais informações sobre reembolsos podem ser obtidas no link ou pelos telefones 800 93 60 90 (chamadas locais) ou +39 06 8596 0020 (chamadas do exterior).

No aeroporto Fiumicino, principal ponto de chegadas e partidas de aviões na Itália, pilotos e comissários da Vueling, operadora de baixo custo espanhola, vão parar das 10h às 14h. A companhia recomenda que os passageiros confiram o status da viagem atualizado neste site, através do qual também pode ser solicitado reembolso em caso de cancelamento. Como os funcionários da ITA e da Vueling, trabalhadores da britânica EasyJet confirmaram a participação na mobilização dos aeroportuários. A empresa avisa que os voos podem sofrer alterações e o status das viagens pode ser conferido nesta página

Compartilhar