Dublin, Irlanda.
Imigrantes matriculados em um curso de Ensino Superior, após finalizarem o segundo ou terceiro curso de língua inglesa, estão aptos a receber uma extensão temporária de visto a partir deste sábado (1º). A permissão provisória, chamada pelo governo de Stamp 2 Bridging permission, poderá ser solicitada até o dia 31 de agosto deste ano.
A medida vai beneficiar estudantes matriculados em um Programa de Ensino Superior com aulas previstas para iniciar até o final de outubro de 2023. De acordo com o Serviço de Imigração (ISD, sigla em inglês), a permissão de curto prazo será concedida até o dia 30 de setembro de 2023, a partir da data de vencimento do cartão de residência (IRP, sigla em inglês) atual.
Para se beneficiar, o imigrante precisa comprovar que realizou a inscrição e o pagamento em um curso de graduação ou mestrado, por exemplo. Residentes em Dublin devem fazer a solicitação de maneira online, já quem vive em outras cidades deve procurar o escritório de imigração local.
Os critérios de renovação são diferentes dependendo de quantos cursos de inglês o estudante já realizou. Os imigrantes que finalizaram um terceiro curso de inglês, que é o máximo permitido, devem reunir a documentação para fazer a aplicação. Já os estudantes que estão na segunda renovação, só poderão se beneficiar se concluírem as aulas do curso de inglês após o dia 1º de julho. Se o fim das aulas ocorrer antes, uma nova renovação do curso de língua inglesa deve ser realizada para que a permissão de residência seja fornecida.
Os alunos de cursos de inglês que finalizarem as aulas da língua após o dia 1º de julho estão isentos do pagamento de taxas. Já os estudantes que terminarem os cursos antes dessa data deverão pagar a taxa padrão de € 300 para obter a permissão provisória. Para inscrições realizadas online, em Dublin, o pagamento será cobrado em todos os casos, mas o valor será reembolsado aos imigrantes elegíveis para a isenção. Todos os beneficiários deverão renovar o IRP novamente, antes que a permissão temporária expire no dia 30 de setembro de 2023.
Veja os requisitos para a permissão provisória
- Possuir cartão de residência (IRP) em dia ou expirado por no máximo um mês antes da solicitação;
- concluir com sucesso um terceiro curso de língua inglesa ou ter concluído com sucesso um segundo curso de inglês após o dia 1º de julho;
- ter se matriculado e pago integralmente as mensalidades de um Programa de Ensino Superior listado na Lista Provisória de Provedores Elegíveis (ILEP, sigla em inglês);
- solicitar uma renovação (permissão provisória) através do do portal online se residir em Dublin ou do escritório de imigração local se morar em outras localidades.