Jornalista
A demora na renovação de permissões de residência para imigrantes que vivem em Dublin, na capital irlandesa, afeta cerca de 14 mil estrangeiros. O número foi confirmado ao Agora Europa pelo Departamento de Justiça do país. De acordo com o órgão, “há um atraso de seis a sete semanas” no processamento das solicitações para o recebimento do novo cartão de residência (IRP, sigla em inglês).
Entre os imigrantes que aguardam ansiosamente pelo documento está o brasileiro Gabriel Colman, que vive na ilha desde novembro de 2016. Natural de Prudentópolis, no Paraná, o jornalista escolheu o país pelo interesse na cultura e nas tradições celtas. Desde então, já foram seis renovações para permanecer em território irlandês: “eu vim como estudante, depois fiz uma pós-graduação, consegui um trabalho e, neste momento, consegui a tão esperada permissão de trabalho”, conta Gabriel.
Assim que enviou a aplicação no dia 23 de novembro deste ano, o paranaense recebeu um email informando que a data limite para a análise do processo seria de cinco a seis semanas. No entanto, neste mês, o Escritório de Imigração (Burgh Quay) publicou um alerta no site oficial ampliando o prazo para nove a dez semanas. Segundo o órgão, a situação se deve à “alta demanda para renovação de registros”.
Já o envio do cartão ao imigrante está previsto para ocorrer entre dez e quinze dias úteis após o aplicante receber um email com a aprovação do pedido. O IRP é o documento que autoriza residentes na Irlanda a viajarem internacionalmente e precisa ser apresentado à imigração no retorno ao país.
Gabriel ainda está à espera da aprovação do processo, para então obter o que será o sétimo cartão de residência, que dessa vez terá validade de dois anos: “estou um pouco ansioso porque é o mais esperado. Faz anos que eu quero isso. [A espera] Não me afetou no sentido de planejamento, mas se for no fim de janeiro, talvez daí seja um problema”, explica o brasileiro que avalia a possibilidade de viajar para fora da ilha e também precisa apresentar o cartão na empresa onde trabalha.
Como o Escritório de Imigração admite o atraso, o Departamento de Justiça emitiu um Aviso de Confirmação de Viagem solicitando às empresas de transporte que permitam o embarque de imigrantes com o cartão IRP expirado recentemente. A exceção foi aberta devido ao aumento no número de viagens devido às festas de final de ano. Com isso, até o dia 31 de janeiro de 2023, estrangeiros nessa condição devem apresentar o cartão vencido juntamente com a comprovação de que um pedido para renovar a permissão de residência foi apresentado antes do vencimento.
Além disso, se o cartão IRP de um funcionário tiver expirado e ele não conseguir obter um novo até a data de vencimento do documento atual, ele ainda poderá permanecer legalmente no país e continuar trabalhando por um período máximo de 8 semanas. Segundo a imigração, nesse caso o imigrante deve fornecer uma prova de que solicitou a renovação de seu registro antes da expiração do cartão IRP atual e o email comprovando a aplicação pode ser utilizado.
De acordo com o Departamento de Justiça, o Escritório de Imigração “está trabalhando para processar as renovações o mais rápido possível”, mas não há um prazo para que o serviço seja normalizado. Os imigrantes que precisam renovar a permissão de residência em Dublin podem fazer a inscrição de maneira online, até 12 semanas antes da data de expiração do cartão atual. Já os processos em outras localidades são realizados pela Garda, nas estações locais de polícia.