Deslocamentos de até 20 quilômetros passam a ser permitidos a partir de hoje na Irlanda

Governo irlandês também autorizou moradores a circularem livremente dentro da região onde residem – Foto: Darwin Vegher

Por Daiane Vivatti, de Dublin.

Com o início da segunda fase de reabertura após a quarentena na Irlanda, moradores estão liberados para circular livremente pelo seu “county”, ou seja, região onde vivem a partir desta segunda-feira (08). Além disso, também passa a ser liberado o deslocamento de até 20 quilômetros de casa. O Governo irlandês passou a chamar este momento de #staylocal (permanecer localmente). No início do período de isolamento, decretado no final de março, a locomoção estava restrita a dois quilômetros e havia passado para cinco quilômetros no início de maio.

Os únicos motivos pelos quais é permitido sair da localidade onde se mora, segundo a administração pública, são para viajar a trabalho, comprar alimentos especiais e utensílios domésticos e comparecer a consultas médicas e coletar medicamentos. Também está liberado viajar por razões familiares vitais, como cuidar de crianças, idosos ou pessoas vulneráveis, mas excluindo as visitas sociais a familiares, e para escapar da violência doméstica.

Neste momento, residentes da Irlanda têm mais liberdade para sair de casa, não apenas para atividades essenciais, desde que mantendo o distanciamento social. Grupos de até seis pessoas que não vivem na mesma residência podem se encontrar ao ar livre ou também em ambientes fechados. A recomendação é para que visitas dentro de casa durem menos de uma hora e que sejam tomadas todas as medidas de precaução, como o uso de máscaras, lavar as mãos e manter o ambiente ventilado.

Leia mais
Penneys reabre lojas a partir da próxima sexta-feira na Irlanda
Auxílio Emergencial será estendido por meses, diz primeiro ministro irlandês

Ainda de acordo com as flexibilizações liberadas a partir de hoje, bibliotecas públicas podem ser reabertas, grupos de até 15 pessoas podem participar de atividades físicas em ambientes externos e passa a ser permitida a presença de até 25 pessoas em funerais. Também estão liberadas atividades envolvendo até 12 crianças com a presença de três supervisores para garantir que as normas de saúde pública estão sendo seguidas. Além disso, lojas de rua estão autorizadas a reabrir enquanto estabelecimentos dentro de shoppings poderão retomar o atendimento aos clientes a partir do dia 15 de junho.

Fique atento às normas do governo para minimizar a propagação do coronavírus:

– Mantenha o distanciamento social de pelo menos dois metros o tempo inteiro;
– Lave bem as mãos e frequentemente;
– Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou cotovelo dobrado ao tossir ou espirrar e descarte o tecido usado com segurança;
– Limite seu contato com outras pessoas quando estiver fora;
– Mantenha seus contatos próximos com um pequeno número de pessoas;
– Evite áreas lotadas. Se uma área parecer ocupada, vá para outro lugar ou retorne em outro momento;
– Use uma cobertura facial em situações em que o distanciamento social não é possível, por exemplo, lojas e transporte público movimentado.
– Em caso de sintomas de Covid-19, se isole e entre em contato com seu GP.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.