
Jornalista
O governo britânico lançou, nesta terça-feira (19), a maior promoção de passagens de trem da história da rede ferroviária na terra da rainha. Mais de um milhão de bilhetes começaram a ser vendidos pela metade do preço. A promoção tem dois objetivos: estimular a retomada do turismo e promover green travel (viagens sustentáveis, em tradução livre) no território inglês.
Os bilhetes já começaram a ser vendidos e as viagens em promoção devem ser agendadas para o período de baixa temporada, entre os dias 25 de abril e 27 de maio deste ano. É possível comprar os tickets online em diversos operadores ferroviários do Reino Unido.
“Pela primeira vez, operadoras de todo o setor ferroviário estão se unindo para ajudar os passageiros que enfrentam o aumento do custo de vida, oferecendo até 50% de desconto em mais de um milhão de passagens em viagens pela Grã-Bretanha.” – comemorou Grant Shapps, secretrário de Transportes do Reino Unido.
A medida também visa, segundo o governo do Reino Unido, minimizar o impacto da inflação no bolso dos residentes ingleses. O índice de preços ao consumidor para março ficou em 6,22%, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas britânico. A taxa é a maior desde março de 1992, há três décadas.
Alguns dos bilhetes com desconto incluem viagens de York a Leeds por 2,80 libras esterlinas. O valor base para viagens fora do período promocional é de 5,60 libras, segundo o governo britânico. Os descontos também atingem trechos de Londres, na Inglaterra, a Edinburgo, na Escócia.
Veja abaixo algumas promoções em vigor a partir desta terça
- York para Leeds: de £5.60 por £2.80
- Londres para Edimburgo: de £44 por £22
- Londres para Cardiff: de £47 para £25
- Wolverhampton para Liverpool: de £10.50 para £5.25
- Manchester para Newcastle: de £20.60 para £10.30
- Birmingham New Street para Bristol Temple Meads: de £25.30 para £12.60
- Portsmouth Harbour para Penzance: de £45.70 para £22.00