Reino Unido já vacinou mais de 15 milhões de pessoas contra Covid-19

Agora o governo britânico começa a imunizar pessoas com mais de 65 anos e clinicamente vulneráveis.

Pioneiro na vacinação contra Covid-19, o Reino Unido já imunizou 15,3 milhões de pessoas com a primeira dose da vacina, superando a meta traçada para a metade de fevereiro. A partir de agora, com quatro grupos prioritários iniciais já contemplados, o governo britânico começa a imunizar pessoas com mais de 65 anos e clinicamente vulneráveis.

A expectativa é de que os nove grupos prioritários, incluindo todos com mais de 50 anos, sejam vacinados até o final de abril. Além disso, o governo britânico planeja atender milhões de pessoas do grupo vulnerável com a segunda dose da vacina ​​dentro de doze semanas após a primeira.

Falando de Downing Street, em Londres, durante conferência com a imprensa, nesta segunda-feira (15), o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que o sucesso da campanha de vacinação é “uma conquista nacional sem precedentes”, mas que ainda não é o momento para relaxar as restrições contra a Covid-19.

“Vacinamos mais de 90% das pessoas com mais de 70 anos, mas não se esqueça que 60% dos pacientes hospitalares com Covid-19 têm menos de 70 anos”, explicou o primeiro ministro. “E embora o programa de vacinação esteja indo bem, ainda não temos dados suficientes sobre a eficácia exata das vacinas na redução da propagação da infecção”, completou.

Boris Johnson também destacou que deseja que este seja o último lockdown nacional que os britânicos enfrentam, mas que não podia garantir isso devido ao impacto da pandemia. A Inglaterra enfrenta seu terceiro confinamento, iniciado no começo de janeiro.

No entanto, o nível de internações por coronavírus continua alto, com mais pessoas hospitalizadas atualmente do que no pico de abril do ano passado. As internações atingem uma média de 1,6 mil por dia. Apesar disso, foi registrada queda nas mortes. Nesta segunda-feira, foram relatadas 230 óbitos dentro de 28 dias após um teste positivo.

Na próxima segunda-feira (22), o primeiro-ministro deve anunciar os novos passos a serem tomados em relação às restrições ao Covid-19. Hoje entrou em vigor oficialmente a quarentena em hotéis para os viajantes que chegam à Inglaterra.

Leia mais:
Quarentena em hotéis começa dia 15 de fevereiro no Reino Unido
Inglaterra reforça testes de Covid-19 em oito regiões para conter variante

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *