Stoke-on-Trent, Reino Unido.
Pessoas maiores de 40 anos no Reino Unido já podem receber uma terceira dose da vacina contra a Covid-19. A aplicação do reforço foi decidida nesta semana, após avaliação do Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização britânico (JCVI, sigla em inglês). O imunizante já era aplicado em pessoas acima dos 49 anos. De acordo com o governo, a terceira injeção, que será da Moderna ou Pfizer BioNtec, pode ser recebida seis meses após a segunda dose.
O estudo do comitê mostra que as doses complementares oferecem mais de 90% de proteção em pessoas com mais de 50 anos que receberam uma terceira injeção. A pesquisa também aponta que após duas semanas da aplicação, a eficácia contra a infecção sintomática era de 93,1% naqueles que tinham inicialmente recebido o imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca e 94% nos vacinados com a Pfizer BioNTech.
O estudo diz ainda que embora o efeito das vacinas contra as formas mais graves da Covid-19 permaneça alta, uma pequena queda de imunidade pode gerar impacto no número geral de internações e sobrecarregar novamente os hospitais do país. Segundo o instituto de estatísticas britânico, 94% das pessoas com idade entre 50 e 69 anos afirmaram, em questionário, que provavelmente receberão o reforço. Entre os maiores de 70 anos o percentual é ainda maior, subindo para 98%.
De acordo com o Sistema Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) mais de 13 milhões de terceiras doses já foram administradas em todo o Reino Unido até em pessoas elegíveis com mais de 18 anos. A oferta para a primeira e segunda da vacina contra a Covid-19 permanece aberta. As doses estão disponíveis gratuitamente em milhares de centros de vacinas, clínicas e farmácias. É possível encontrar aqui o local mais próximo para vacinação.