Lisboa, Portugal.

Jovens de até 23 anos e idosos acima dos 65 anos que residem em Lisboa podem visitar espaços culturais na cidade gratuitamente a partir desta quinta-feira (1º). Com o objetivo de fomentar a cultura na capital portuguesa em um momento de alta da inflação, o passe cultural foi criado pela Câmara de Lisboa (Prefeitura Municipal). Como a iniciativa é válida para todos os residentes, imigrantes também podem se beneficiar da iniciativa.
O acesso gratuito será possível para todos os pontos culturais administrados pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), que totalizam 47 locais. Alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Castelo de São Jorge, cujo ingresso para adultos custa 10 euros, integra o programa. O Padrão dos Descobrimentos e o Museu do Fado também fazem parte da lista.
A gratuidade aos jovens e idosos também será aplicada aos shows e espetáculos promovidos pela empresa, cuja receita é revertida integralmente ao órgão. A programação pode ser consultada através deste link. Eventos em parceria com outras entidades não são abrangidos pelo passe cultural.
Para aderir à iniciativa, basta ir até o local escolhido para visitação e realizar a comprovação de moradia em Lisboa. A EGEAC não enumera quais os documentos válidos para comprovar a residência na cidade.
No entanto, em iniciativas semelhantes, a comprovação é realizada com um atestado de moradia. Para a confirmação da idade, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como passaporte ou Autorização de Residência (AR).
Leia mais:
– Programação especial de Natal inicia nesta semana em Lisboa
– Veja os primeiros shows de artistas brasileiros agendas para 2023 na Europa
– Vistos para procura de trabalho em Portugal já podem ser solicitados
O órgão destaca que dúvidas específicas sobre o programa devem ser sanadas diretamente nas bilheterias dos locais a serem visitados ou nos sites Inicialmente, a medida terá validade até 30 de junho de 2023. O passe faz parte de um pacote anti-inflação criado pela prefeitura neste ano.
Lista completa de locais abrangidos pelo passe cultural:
- Atelier-Museu Júlio Pomar
- Bibliotecas Municipais
- Castelo de São Jorge
- Casa Fernando Pessoa
- Cinema São Jorge
- Galerias Municipais de Lisboa
- LU.CA-Teatro Luís de Camões
- Museu Bordalo Pinheiro
- Museu da Marioneta
- Museu de Lisboa
- Museu do Aljube Resistência e Liberdade
- Museu do Fado
- Padrão dos Descobrimentos
- Salas de ensaio e residências artísticas do Polo Cultural das Gaivotas/Boavista
- São Luiz Teatro Municipal
- Teatro do Bairro Alto.