Lisboa, Portugal.

Viajantes que partem de Lisboa terão 21 novas opções de linhas aéreas a partir do final de outubro, entre oito destinos adicionais e reforço nas frequências semanais para outras seis cidades da Europa. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (27) pela empresa EasyJet, que ganhou 18 espaços no aeroporto da capital portuguesa que pertenciam à TAP.
Três das novas rotas são para a vizinha Espanha: Barcelona, a partir de 30 de outubro e Fuerteventura e Grã-Canária, a partir de 31 do mesmo mês. As periodicidades para Madri também serão aumentadas para 20 viagens semanais.
Para a França, dois locais foram adicionados pela companhia: Toulouse, a partir de 30 de outubro e Limoges, com início da operação no dia 12 de dezembro. As frequências semanais para Bordeaux, Lyon, Nantes e Nice também serão ampliadas. Em solos suíços, Zurique é um dos novos destinos a partir de 30 de outubro. A cidade de Genebra também vai ganhar voos adicionais.
No território italiano, a EasyJet passará a ter saída de Lisboa para Bergamo, a partir do final de outubro. O vizinho aeroporto de Milão Malpensa também terá reforço de voos semanais. Para o Reino Unido, foi adicionada a cidade de Birmingham, com duas viagens por semana a partir de 2 de novembro.
Fora da Europa, o novo destino com partida de Lisboa é Marrakesh, no Marrocos, a partir de 31 de outubro. Um dia antes, a companhia inaugura a rota para Porto Santo, uma ilha da Madeira, no oceano Atlântico. De acordo com a empresa, a venda das passagens começa no dia 15 de agosto.
Com a ampliação, que ocorre após a TAP ceder 18 lugares e a EasyJet vencer o concurso realizado pela Comissão Europeia, a companhia será a segunda maior do Aeroporto de Lisboa. No total, estarão disponíveis 32 rotas, 30 internacionais e duas domésticas. Ainda segundo o comunicado, a empresa será a “número um” de ligações entre Portugal e Reino Unido a partir do inverno.
“Até ao final do ano, teremos 19 aeronaves sediadas em Portugal que nos permitirão transportar mais de 10 milhões de passageiros todos os anos, contribuindo significativamente para a conectividade do país e desempenhando um papel fundamental no apoio à economia nacional”, explicou José Lopes, gerente da EasyJet em Portugal.
No total, a EasyJet vai disponibilizar 1,75 milhões de lugares para vendas na próxima temporada de inverno em Lisboa. O número representa um aumento de 61% em relação ao ano passado. Com o aumento dos voos, a companhia estima que vai contratar 130 pessoas, além das 500 que já trabalham atualmente no país.