Portugal libera 15 mil vagas para reagrupamento familiar de imigrantes


Imigrantes que aguardavam vagas para iniciar o processo de pedido por reagrupamento familiar em Portugal já podem realizar o procedimento. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) liberou, nesta sexta-feira (14), mais de 15 mil horários para agendamento. 

O órgão não realizava a abertura de vagas para esse tipo de visto desde maio, quando foram liberados 13 mil agendamentos. Já em fevereiro deste ano foram liberadas 9,5 mil marcações. Na ocasião, a procura foi tão grande que a linha telefônica de agendamento parou de funcionar diante de tantas ligações. A solicitação do reagrupamento familiar só pode ser realizada via telefone. Os números são 217 155 000 e 965 903 700 e o horário de atendimento é das 8h às 20h, de segunda a sexta.

Há meses que diversos cidadãos faziam, através das redes sociais do SEF, a solicitação de abertura das vagas, através de comentários nas postagens do órgão. O processo permite que imigrantes com Autorização de Residência (AR) ou portugueses possam reagrupar familiares de primeiro grau, como cônjuges e filhos, que também passam a ser autorizados a viver em Portugal.

Leia mais:
Portugal define valor mínimo para novo visto de procura de trabalho
Portugal propõe subir salário mínimo para 760 euros em 2023
Número de brasileiros expulsos de Portugal sobe mais de 30% em 2022

Uma entrevista presencial, com apresentação da documentação exigida é a maneira de conseguir o procedimento. A única maneira de conseguir um horário é através do telefone, quando o SEF possui vagas abertas.

De acordo com o último relatório de Imigração, divulgado em junho deste ano, foram concedidas 20.718 Autorizações de Residência através do reagrupamento familiar em 2021. Destas, 12 mil foram destinadas a brasileiros, o que equivale a 31% dos 40 mil cidadãos do Brasil que receberam o documento.

Ao Agora Europa, o órgão ainda informou que serão abertas 13 mil vagas adicionais para cidadãos da União Europeia (UE). Na próxima semana, novos horários serão liberados para outros tipos de residência em Portugal.

A informação sobre a última abertura de vagas foi corrigida às 18h35min.

Compartilhar