Portugal confirma voo de repatriação para portugueses no Brasil

Governo de Portugal confirmou um voo para repatriar portugueses que estão no Brasil. Foto: Canva


Portugueses que estão no Brasil, afetados pelas suspensão dos voos, serão repatriados pelo Governo de Portugal. A confirmação é do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que falou na manhã de hoje (17) em uma comissão do Parlamento: “Nós organizaremos um voo para o repatriamento”, garantiu o ministro, sem mencionar a data da viagem.

Conforme Silva, foram identificados 70 portugueses que estão no Brasil e precisam voltar ao país por razões de saúde, o qual classificou como “humanitárias”. O anúncio, no entanto, deixou brasileiros apreensivos, uma vez que o ministro citou apenas os cidadãos portugueses e não mencionou os imigrantes  que residem legalmente em Portugal.

Dezenas de brasileiros residentes em território português tentam voltar ao país, mas os voos do Brasil estão proibidos até 1° de março. É o caso da mineira Ana Luiza Morais, que precisa regressar ao trabalho como programadora em Lisboa, mas já teve a passagem cancelada três vezes nas últimas semanas.

A informação do ministro deixou a imigrante preocupada com a possibilidade de não ser repatriada, por não ser uma cidadã portuguesa: “Eu não sou cidadã portuguesa, mas trabalho em Portugal, pago impostos e contribuo da mesma forma, então acho injusto não incluir brasileiros residentes”, conta ao Agora Europa.

“Concordo que deve haver prioridades para pessoas em riscos financeiros e de saúde, mas também tenho direito de retorno garantido pelo decreto”, complementa. A última remarcação da passagem foi para o dia 7 de março, mas precisa retornar a Portugal o quanto antes.

Até então, o Consulado de Portugal no Brasil orienta a compra de voos com rotas alternativas. No entanto, Ana Luiza explica as dificuldades enfrentadas: “Isso gera riscos de contágio de Covid-19 e nos coloca em perigo de ficar presos em outro país, caso as fronteiras fechem de um dia para o outro”, justifica. A profissional também citou o custo elevado das passagens aéreas.

União

Desde o anúncio da suspensão dos voos, Ana Luiza Morais tenta contato com as autoridades em busca de uma solução. A brasileira relata que mandou e-mail para o consulado em Minas Gerais, mas ficou sem resposta. Depois, se juntou a um grupo no Whats App com demais passageiros que precisam voltar a Portugal.

Unidos, os brasileiros e portugueses enviaram listas com mais de 160 nomes para o Consulado de Portugal em São Paulo, para o caso de haver um voo de repatriamento. O mesmo grupo criou uma petição online, em que explicam as situações causadas pela medida do Governo português.

“Muitas destas pessoas retidas fora do seu país natal ou de residência estão com problemas em manter alojamento e outras despesas básicas”, diz o texto do documento.

Mais de 850 pessoas já fizeram a assinatura: “É urgente o governo português garantir aos cidadãos portugueses e aos estrangeiros residentes em Portugal o direito de regressar ao seu país”, sublinha o trecho final da petição.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros ainda não de detalhes de como irá funcionar o repatriamento e se os brasileiros residentes estarão inclusos. O Agora Europa enviou e-mail e ainda aguarda a resposta.

Brasileiros em Portugal

Em Portugal, os brasileiros que não conseguem voltar ao país aguardam uma medida semelhante a do Governo português. Até agora, o Ministério das Relações Exteriores não possui nenhuma previsão de repatriação. Em nota enviada ao Agora Europa na terça-feira (17), o ministério informou que não estão previstos voos, mas que presta assistência aos imigrantes em Portugal.

A reportagem enviou, novamente, questionamento sobre a razão de não haver voos, bem como qual é o tipo de assistência prestada aos brasileiros. O ministério não enviou as respostas solicitadas pelo Agora Europa.

Leia mais:
– Portugal suspende atendimentos de regularização de imigrantes até março
– Residentes italianos podem retornar do Brasil para a Itália a partir de hoje
 
Espanha prorroga limitação aos voos do Brasil até março

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.