O Agora Europa

O Agora Europa é um veículo de comunicação digital fundado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, com o intuito de levar informações verídicas e de qualidade a brasileiros residentes na Europa ou em busca de imigrar. Nosso propósito é fazer com que os imigrantes brasileiros que residem na Europa tenham voz, sejam vistos, reconhecidos e tenham seus direitos respeitados para obter condições dignas de vida onde escolherem morar.

Missão

Existimos para criar conteúdos jornalísticos de qualidade, em português, com foco nos imigrantes brasileiros que vivem na Europa.

Visão

Contribuir com a promoção de igualdade e garantia de direitos fundamentais para os imigrantes por meio do jornalismo.

Valores

Somos a voz dos imigrantes brasileiros: nossas reportagens têm como foco as condições de vida da comunidade brasileira na Europa. Nós cobramos governos, autoridades e instituições para que os direitos dos imigrantes sejam respeitados, e escrevemos em português sobre assuntos que impactam no dia a dia de brasileiros que vivem no continente europeu.

Jornalismo está na nossa essência: todas as reportagens publicadas no Agora Europa são exclusivamente produzidas por jornalistas formados. Nós investigamos, entrevistamos, coletamos informações e publicamos notícias seguindo os princípios da ética jornalística. Todas as informações são verificadas (apuradas) por nós, ou seja, nenhum conteúdo é replicado a partir de conteúdos de outros veículos de comunicação.

Direitos humanos e diversidade são nossa base: o Agora Europa é um jornal independente, comprometido com os direitos humanos e com os valores democráticos. Nós acreditamos que a dignidade de todos precisa ser protegida e sabemos que os imigrantes muitas vezes se encontram em situações mais vulneráveis, o que pode ser potencializado dependendo da raça, gênero ou orientação sexual. Acreditamos na liberdade, na igualdade, na justiça e na solidariedade.

Valorizamos nossa independência editorial: nossos conteúdos são totalmente independentes e não há espaço para qualquer interferência publicitária nas informações que publicamos. Nossas parcerias são condizentes com os nossos valores, garantindo que todos os patrocínios estejam devidamente identificados para a nossa audiência.

Prezamos pela colaboratividade, confiança e transparência: trabalhamos em equipe, confiamos em nossos colegas, e buscamos aprender e crescer uns com os outros, sendo transparentes com nossos processos. Com isso, podemos entregar um trabalho de alta qualidade para nossa audiência, seja através do site ou pelas redes sociais.

Territorialidade: todas as reportagens são escritas por jornalistas que residem na Europa, pois acreditamos que estar inserido na cultura local é extremamente importante para entender as situações pelas quais os imigrantes passam.

Princípios editoriais

  1. Confirmar a veracidade de todas as reportagens antes de publicá-las;
  2. Garantir que todas as notícias publicadas são 100% apuradas pelos nossos jornalistas, sem que haja nenhum conteúdo baseado em publicações feitas por outros jornais;
  3. Priorizar assuntos que afetam diretamente a vida de imigrantes brasileiros que residem na Europa, trazendo informações exclusivas sempre que possível;
  4. Escrever conteúdos baseados nos valores da democracia, da ciência e dos direitos humanos, dando voz às populações minorizadas;
  5. Falar sobre todos os assuntos de interesse dos imigrantes e questionar autoridades públicas e privadas com o objetivo de dar visibilidade a problemas, contradições, falhas, mas também a iniciativas positivas;
  6. Evitar erros em publicações com métodos extras de verificação e edição de conteúdos; mas corrigi-los imediatamente, alertando os leitores, caso sejam identificados;
  7. Sempre priorizar a autonomia jornalística em relação aos interesses dos anunciantes e distinguir conteúdos publicitários ou opinativos para que a audiência possa identificá-los com clareza;
  8. Buscar pluralidade na seleção de jornalistas que escrevem para o Agora Europa com o objetivo de trazer diversidade aos conteúdos publicados.
  9. Assegurar autonomia e liberdade de pensamento aos colaboradores para a produção de conteúdos em sintonia com nossos princípios editoriais, sempre garantindo o respeito aos direitos universais.
  10. Lutar contra qualquer tipo de censura.
Compartilhar