Com 29,5 graus em Galway, Irlanda registra dia mais quente do ano

Em Dog’s Bay, no Condado de Galway, centenas de pessoas aproveitaram o dia de sol à beira da praia. Foto: Cristiano Goulart.


Os termômetros da pequena cidade de Athenry, no Condado de Galway, oeste irlandês, atingiram a marca de 29,5 graus celsius neste sábado (17). Esta foi a temperatura mais alta registrarda no país desde o início do ano. O dia quente levou milhares de pessoas às praias em toda ilha.

Além de Galway, outros três condados também registraram calor na marca dos 29°C: Roscommon, Meath e Tipperary. Na capital do país, Dublin, os termômetros marcaram 28 graus celsius no Phoenix Park e no aeródromo Casement e 26,8 no aeroporto da cidade.

A marca registrada neste sábado, no entanto, está longe de ser a mais alta já testemunhada na Irlanda. Segundo o Serviço de Meteorologia irlandês (MetÉireann), o dia mais quente já registrado no país ocorreu em 26 de junho de 1887, no condado de Kilkenny, quando os termômetros marcaram 33.3°C. Por outro lado, a temperatura mais baixa foi registrada em 16 de janeiro de 1881, quando o frio atingiu -19.1°C no Condado de Sligo, no noroeste da ilha.

De acordo com a MerÉireann, as temperaturas devem permanecer elevadas neste domingo (18): “[Deve ser] Muito quente no domingo em quase todo o país, com longos períodos de sol. No entanto, nas áreas costeiras do norte do Ulster, será um pouco mais nublado com manchas de névoa. As temperaturas máximas, de forma geral, variando de 24 a 28 graus, mas um pouco menos quentes ao longo da costa devido à brisa do mar. Há uma pequena chance de chuva forte isolada irromper nas áreas de Midland durante a noite”, prevê o Serviço de Meteorologia da Irlanda.

Compartilhar