Professora por vocação: brasileira cria método para ensinar espanhol a imigrantes em Madri

A segunda reportagem da série especial do Agora Europa “Brasileiras na Europa: histórias de representatividade”, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, conta a trajetória da paulista Cristina Pacino, professora de espanhol que criou um método próprio para ensinar os alunos brasileiros em Madri, na Espanha.

Ano de 1985, em São Paulo, uma menina de 10 anos de idade, Cristina Pacino, conhece uma cliente da mãe manicure, a professora de inglês Ângela. Do encontro, surge a oportunidade para a brasileira aprender o idioma com a educadora. E as classes traçam o futuro de uma pequena sonhadora que, anos depois, resolve seguir a mesma carreira profissional da mulher que a inspirou.

Para Cris, foi ”Dona Ângela’’ quem despertou a sua paixão pela área da educação: ”Lembro como se fosse hoje. Minha tarefa de casa era criar exercícios com o que aprendia em sala de aula e, assim, desenvolvi minha habilidade para ministrar conteúdos. Sou eternamente grata à professora Ângela”, comenta, nostálgica, sobre os sete anos em que teve aulas com a primeira professora de inglês.

A vida, no entanto, levou Cristina por outro caminho, o da comunicação. Ela se tornou profissional de relações públicas, mas foi a vontade de ser professora de idiomas que fez com que a comunicadora de 47 anos largasse o emprego em uma empresa de software multinacional em São Paulo para viver em Madri. Paulista de berço e filha de espanhol, ela sentiu que o meio corporativo, embora oferecesse certa estabilidade, já não era mais o que queria para o futuro. Nem mesmo o ex-namorado da época ia virar casamento. Era hora de colocar os planos em prática e correr atrás do sonho de criança. No meio do caminho em busca da nova vida, Cris podia viajar e ter um trabalho com horários mais flexíveis. A paulista encontrou alguns desafios no percurso, que atrasaram os planos de se mudar para o velho continente.

Como tudo começou

Ainda em São Paulo, ela começou a dar aulas particulares de inglês no prédio onde morava, depois do trabalho, e voltou a estudar para aprimorar o idioma. E adorou a experiência. Em 2004, depois de 16 anos trabalhando na área da comunicação, criou coragem, pediu demissão e desembarcou na casa de um tio no norte da Espanha, em Galícia, disposta a mudar de vida. Na região, melhorou a fluência no espanhol, aproveitou para viajar pelo país e visitou Madri. Foi quando resolveu que queria viver na capital espanhola.

Nos seis primeiros anos na Espanha, no período de adaptação com o idioma, deixou de lado a ideia de ser professora e foi trabalhar em uma empresa de pesquisa de mercado e, depois, como produtora de conteúdo. Ainda que tivesse um trabalho formal, a ideia de passar o conhecimento em línguas adiante continuava sendo o que emocionava Cristina: ‘’O desejo de ser professora de idiomas ainda estava no meu coração, então resolvi buscar informações sobre como me especializar na área’’, relembra a imigrante.

Em 2010, formou-se pela Universidade de Cambridge como professora de inglês para adultos, fez um mestrado em pedagogia para lecionar espanhol na Espanha e começou a dar aulas de português para estrangeiros. Foi quando sentiu que estava preparada para começar a trajetória como profissional autônoma no exterior.

A invenção de um novo método de ensino

Em 2019, Cristina lançou um método de ensino próprio de espanhol online para brasileiros e passou a cuidar sozinha do próprio negócio, traçar as estratégias e criar os conteúdos. “Eu não tinha nenhuma experiência com marketing digital, mas fui atrás para conhecer as novas ferramentas. Também não conhecia a comunidade brasileira na Espanha. Fui ampliando, aos poucos, tanto meus contatos quanto o número de alunos. Hoje sou referência entre os brasileiros que moram na Espanha”, conta ela, satisfeita com os resultados.

Cris ainda conta que os alunos são, principalmente, brasileiros que querem aprender o idioma para viajar ou que vivem na Espanha e querem deixar de falar “portunhol” para se comunicar corretamente. “A proposta do curso tá dando super certo, a taxa de alunos satisfeitos e que conseguiram destravar a língua é grande”, relata a professora.

Apesar de estar realizada profissionalmente, Cristina ainda sonha muito. Atualmente, é estudante do curso de letras-espanhol na Universidad Complutense de Madrid e vai se casar, neste ano, com o companheiro espanhol com quem vive há 17 anos. ”Se pudesse voltar atrás, faria tudo de novo’’, afirma Cris.

A educadora finaliza a entrevista revelando ao que atribui o sucesso conquistado depois de muitas adversidades que precisou atravessar no continente Europeu: ”A chave do meu sucesso, sem dúvida, foi a paixão pelo que faço, persistência e acreditar no meu potencial”, destaca Cris, ansiosa pelos próximos desafios.

Compartilhar