Espanha contrata novos funcionários para agilizar espera na imigração

Centenas de servidores públicos vão trabalhar para responder aos 190 mil pedidos de visto pendentes no país. Foto: Canva

O governo espanhol anunciou, nesta terça-feira (9), que vai aumentar em 295 o quadro de colaboradores nos escritórios de imigração em toda a Espanha. A medida pretende acelerar a resposta aos estrangeiros que realizam pedidos de residência no país, além agilizar a regularização dos cidadãos britânicos que deixaram o Reino Unido após o Brexit. 

A contratação de novos funcionários ocorre em meio a um recorde de solicitações de visto pelos imigrantes, que chegou, em 2021, a 866 mil, quase 30% a mais do que o observado no ano anterior. O número de requerimentos é o maior registrado desde 2012, afirmam as autoridades espanholas. Apesar de não confirmar a data em que o reforço será implementado, o Ministério de Política Territorial garante que vai reduzir, ‘’nos próximos meses’’, o tempo de espera aos processos pendentes. 

De acordo com dados oficiais do governo, existem, atualmente, 190 mil pedidos de permanência no país sem resposta. Para Alfredo Gonzales, secretário de Estado de Política Territorial, a iniciativa faz parte do plano de ‘’avançar na coesão social e territorial e ampliar a presença do Estado em todos os territórios’’. Mesmo com a previsão de melhoria, o ministério não estimou qual será o prazo para a resolução das solicitações em andamento.

A operação vai atingir diversos escritórios de imigração na Espanha. A Catalunha será a sede a receber o maior número de novos funcionários, com um reforço de 61 trabalhadores. Desses, 46 colaboradores vão atuar em Barcelona. A segunda comunidade autônoma é seguida pela filial de Madri, cujo aumento no quadro chegará a 56. Já a Andaluzia receberá 49 empregados adicionais. 

Segundo o comunicado oficial, a contratação de pessoal nos escritórios de imigração ocorre em caráter extraordinário e é ‘’pontual para agilizar o processamento dos pedidos nos próximos meses’’.

Compartilhar