Espanha anuncia fim da exigência de máscaras em locais abertos

No próximo dia 26 de junho, será possível circular pela Espanha sem máscara. Foto: Canva

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou, nesta sexta-feira (18), durante o Círculo de Economia, em Barcelona, o fim do uso obrigatório de máscaras em lugares abertos a partir do dia 26 de junho. Dez comunidades autônomas já haviam solicitado a medida, bem como representantes de diferentes setores da economia, mas o governo resistia em anunciar uma data fixa.

A Confederação Espanhola de Hotéis e Alojamentos Turísticos (Cehat) e a Organização de Consumidores e Usuários (OCU) também já haviam solicitado publicamente um relaxamento do uso da máscara em espaços abertos, considerando a evolução positiva dos dados epidemiológicos no país.

A decisão anunciada por Sánchez será oficializada na reunião extraordinária do Conselho de Ministros, marcada para o dia 24 de junho. No entanto, apesar do governo decretar o fim obrigatório do acessório usado para evitar o contágio do coronavírus, cada governo regional terá autonomia para gerir a situação, podendo manter a restrição ou não.

Vacinação na Espanha

O fim de algumas restrições impostas durante a pandemia está sendo possível graças ao avanço da vacinação no país e a diminuição do número de casos positivos de Covid-19.

Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, 22 milhões de pessoas já receberam pelos menos uma dose dos imunizantes disponíveis em Espanha, o que representa 47,1 % da população. Desse total, quase 14 milhões de pessoas já estão vacinadas contra a Covid-19 com as duas doses (28,7% da população).

Além disso, o país apresenta, atualmente, a menor taxa de incidência acumulada do vírus, nos últimos 14 dias: 96 casos para cada 100 mil habitantes. A capital, Madri, está abaixo da média nacional: 91 casos para cada 100 mil habitantes.

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *