Uma tarde no museu mais antigo de Berlim: peças gregas e romanas são as protagonistas

Um passeio no Museu Antigo (Altes Museum) é um resgate às lembranças dos livros de História. O espaço foi o primeiro a ser inaugurado na “Ilha dos Museus”, um dos principais pontos turísticos de Berlim. Fundado em 1828 pelo rei Friedrich Wilhelm III, o local faz parte do patrimônio histórico listado pela UNESCO e é uma das obras mais importantes do classicismo. As grandes salas fazem uma viagem ao tempo representadas por esculturas e peças históricas das civilizações gregas, romanas e etruscas (civilização da antiguidade que habitou a península itálica a partir do século IX a.C., antes dos romanos).

O museu foi construído por Karl Friedrich Schinkel de 1823 a 1830 e, na época, tinha a finalidade de ser um ambiente para estudos de todos os tipos de antiguidades e das artes liberais. Dividido em dois grandes andares, a consturção possui uma arquitetura estonteante. Logo na entrada, as 18 colunas imponentes da fachada atraem os olhares de todas as pessoas ali espalhadas pelo gramado.

No primeiro andar, as salas são dominadas pela história grega. Divididas em diferentes partes, algumas passagens podem ser destacadas, como: teatro grego e toda a representação artística como parte de um culto para honrar os deuses; e o estereótipo do corpo “atlético”, ou seja, o ideal de um corpo bonito, segundo a visão da época retratada.

Máscaras do teatro grego. Crédito: Belisa Taam

Durante a visitação, ainda na parte térrea, uma cúpula circular sustentada por 20 colunas é o ponto do museu que mais concentra turistas em busca do registro perfeito. No espaço, há esculturas de Zeus, Afrodite, Dionísio, Hermes, entre outras figuras emblemáticas da história da Grécia.  

Cúpula com algumas das esculturas, dentre elas, Zeus (na ponta à direita). Crédito: Belisa Taam

Na metade do passeio, o segundo andar aterrissa na civilização romana e etrusca. Uma das passagens imperdíveis da reta final da visitação é relembrar a legendária história de amor entre o romano Julius Caesar (100-44 BC) e a rainha egípcia Cleópatra VII (69-30 BC), representados pelas suas estatuetas expostas ao público.  

Julius Caesar e Cleópatra, respectivamente. Crédito: Belisa Taam

Informações de funcionamento

O Altes Museum está aberto de terça a sexta-feira, de 10h às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos online através do site oficial ou presencialmente na bilheteria do museu. Estudantes pagam 5 euros e as demais entradas custam 10 euros.

Imersão nos museus de Berlim

A cultura está por todos os lugares na capital alemã. Após dois anos de pandemia, o evento “Longa Noite dos Museus” (Lange Nacht Der Museen, na tradução para o alemão) está de volta no dia 27 de agosto em sua 40ª edição. Com apenas um ingresso, você pode visitar nove edifícios dos Museus Nacionais de Berlim, totalizando 70 locais, das 18h do dia 27 às 2h da madrugada do dia 28. Os bilhetes custam 18 euros e crianças com até 12 anos têm entrada gratuita. A programação completa e mais informações podem ser adquiridas através do site oficial da organização.

 

Compartilhar